Focke wulf fw-58 weihe um avião alemão na marinha do brasil

1090 palavras 5 páginas
Focke-Wulf FW-58 Weihe –
O Focke Wulf 58 Weihe foi um importante avião da Luftwaffe na Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), tendo sido bastante utilizado em diversas funções, como transporte, ligação, treinamento, ambulância, bancadas de teste voadoras, patrulha, ataque e até mesmo em atividades de controle de pragas.

Um FW-58B Militar (mas com matrículas civis alemãs em vôo antes da II guerra mundial
O protótipo FW-58 V1, registrado como D-ABEM – voou em 1935, e em torno de 5.000 foram fabricados. Essa versátil máquina, desenhada pelo genial Kurt Tank era similar ao Avro Anson inglês e ao Caproni 310 italiano, porém teve mais uso e aplicações que esses dois modelos tanto em atividades civis como militares. Os pilotos alemães os chamavam de Leukoplast-bomber (bombardeiro de esparadrapo), mas era uma aeronave bastante confiável e manobrável.

Detalhes do nariz e dos motores da versão B…
Na segunda metade da década de trinta, a aviação naval da Marinha do Brasil contava com cerca de 143 aviões no inventário. Porém muitos estavam sem condições de vôo por falta de peças sobressalentes, mecânicos experientes e oficinas adequadas para manutenção.

Desenho esquemático do FW 58
Essa situação forçou o Ministério da Marinha a buscar uma solução que englobasse a contratação de técnicos e consultores estrangeiros, formação de militares brasileiros, construção de oficinas de manutenção de aeronaves no Brasil e num segundo momento uma fábrica de montagem e construção de aviões. Inicialmente se buscou parceria com a industria aeronáutica dos EUA, mas essa acabou se mostrando infrutífera.

Um FW 58C (nariz sólido) usado para ligação nas cores da Luftwaffe servindo no fronte oriental em 1942

No entanto a Alemanha Nazista naquela época tinha grandes interesses políticos e comerciais em conquistar mercados na América Latina. A necessidade da Aviação Naval parecia uma boa oportunidade para isso. O Ministério da Marinha aceitou a proposta alemã depois de abrir uma

Relacionados

  • história embraer
    45080 palavras | 181 páginas
  • HistoriaEmbraer
    43747 palavras | 175 páginas
  • Participação brasileira na Segunda Guerra Mundial
    36561 palavras | 147 páginas