FOCCA TRABALHO DE IED

981 palavras 4 páginas
FOCCA - FACULDADE DE OLINDA
CURSO DE DIREITO
TURMA: B1
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
PROFESSORA: THAMINE MORAES
TRABALHO SOBRE O LIVRO: “ O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS”

SENTENÇA JUDICIAL:

1 – NOME DAS PARTES:

Denunciante: MINISTÉRIO PÚBLICO
Acusados: OS EXPLORADORES DE CAVERNAS

2 – RESUMO BREVE DAS ALEGAÇÕES DA ACUSAÇÃO E DA DEFESA

Alegações da defesa:
Com o acidente os exploradores de caverna se encontravam isolados, presos por pedras, sem água e comida e com o difícil resgate, permaneceram nesta situação por 23 dias, seria insuportável permanecer naquela situação, pois iriam entrar em óbito. Por isso Whetmore selou um contrato entre eles no qual iria se fazer um sorteio para que um morresse e os outros pudessem se alimentar da sua carne, todos concordaram, pois estavam em estado de necessidade e se não sacrificassem um, todos morreriam.
Naquela situação na qual os exploradores de cavernas se encontravam, por terem passado mais de 20 dias com pouca alimentação para 5 homens adultos e sem previsão de quando sairiam da caverna obstruída por pedras e a cada tentativa de desobstruir a passagem ocorriam novos desmoronamentos, suas necessidades falaram mais alto que seus valores morais e éticos. Acreditando que não havia mais nenhuma opção para a sobrevivência de mais dias naquele local, onde de fato o crime foi premeditado, mas não foi fácil de ser executado por aqueles envolvidos, pois eram companheiros de trabalho e amigos; portanto a lei não pode ser aplicada contra eles, pois foi um caso de necessidade a para a sobrevivência.

Alegações da acusação:
Diante dos fatos, acusamos os exploradores de não agirem de acordo com as condições usuais de existência, deve-se considerar a vida humana como valor absoluto que não se pode ser sacrificado em nenhuma circunstância.
Poderiam ter aguardado o prazo dado pelos engenheiros de 10 dias, mas tomaram a iniciativa de sacrificarem o Sr. Whetmore de imediato, não aguardando sequer a segunda semana,

Relacionados