focault

Páginas: 8 (1860 palavras) Publicado: 14 de julho de 2014
Michel Foucault concebeu seu pensamento em diferentes perspectivas, que se distribuem ao longo de sua produção e constituem seus diversos e significativos momentos históricos. O objetivo desse trabalho é analisar três desses momentos, em relação à psicologia, para determinar os argumentos e métodos de que dispôs o autor para a sua consecução. Fez-se um esquema, acima colocado, para ilustrar comose concretizaria um panorama geral e triangular do pensamento de Foucault com foco em três desses momentos.
Esse estudo se desenvolve pela análise do momento intermediário, aqui no sentido cronológico, da obra do autor francês que seria o artigo de 1957: “A pesquisa científica e a Psicologia”. E essa se dá em comparação com os dois ângulos formadores da base de nosso triângulo que seriam: “DoençaMental e Personalidade” (de 1954) e “Doença Mental e Psicologia” (de 1962).
O momento que colocamos em evidência e representamos aqui pelo texto acima citado publicado em 1957 traz “à tona não só a desconfiança foucaultiana com a positividade da psicologia, como uma evidente ruptura com seus escritos anteriores” (retirado de RIBAS, Thiago Fortes. Arqueologia, verdade e loucura: consideraçõessobre o pensamento de Foucault entre 1952-1962. Curitiba. 2011. P. 25.). Esse momento é o ano de 1953, um ano de transformação do pensamento do autodenominado arqueólogo pelas influências de autores como Nietzsche e Blanchot; e de reflexão que se mostra no contraste com seu desejo anterior de reestruturar a psicologia.
O texto que ele escreve em 1952 visa superar a psicologia científica existente,objetivando reconstruí-la com bases mais sólidas que viriam através de uma “ontologia existencial de origem fenomenológica” (retirado de RIBAS, Thiago Fortes. Arqueologia, verdade e loucura: considerações sobre o pensamento de Foucault entre 1952-1962. Curitiba. 2011. P. 24.). Em 1962, ele se desprende desse objetivo e baseia seus pensamentos em uma “antropologia social de inspiração marxista”(retirado de RIBAS, Thiago Fortes. Arqueologia, verdade e loucura: considerações sobre o pensamento de Foucault entre 1952-1962. Curitiba. 2011. P. 24.). Assim, seu pensamento toma distância das linhas marxista e fenomenológica de pensamento, e é possível perceber esse encaminhamento no momento de rompimento do autor com a sua primeira proposta.
O texto em destaque: “A pesquisa científica e aPsicologia” apresenta um caráter singular e questionador por empreender uma série de reflexões a respeito da cientificidade da psicologia. O inicio do artigo apresenta um texto de Jean-Édouard Morère, que nos introduz a problemática a ser aprofundada, isto é, com os “tateios desordenados” de Morère o autor revela a possibilidade que um pesquisador de psicologia, quanto ao método e objeto de estudo desua pesquisa, e por esses mesmos, tem de engendrá-la ou não no meio científico. Isto é, ele afirma que na escolha de seu objeto e método de estudo o pesquisador está definindo também se sua psicologia terá cientificidade.
Essa ideia de escolha leva à questão elaborada em seguida, sobre a existência de uma psicologia dotada de rigor, uma “verdadeira psicologia”, e uma meramente especulativa;Foucault propõe não haver duas psicologias distintas e sim uma mesma que se posiciona na cientificidade não a partir de uma naturalidade inquestionável, inata, como procede em outros campos de pesquisa (física, química, biologia, etc.), mas de uma escolha que se define pela perspectiva que ela confere a si mesma:
“Passemos ao limite: na psicologia, a pesquisa não é científica de pleno direito, oumais exatamente suas formas concretas não se articulam delas mesmas sobre o horizonte de uma ciência, que se determinaria no seu próprio movimento como pesquisa; mas é a pesquisa que recusa ou opta de seu pleno gosto por um propósito científico e se situa a si mesma sobre a constelação da objetividade.” (retirado de “A pesquisa científica e a psicologia”, página 2).
Continuando através de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Focault
  • focault
  • focault
  • Focault
  • Focault
  • Focault
  • Focault
  • Resumo Focault

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!