Fnikfnhs

4589 palavras 19 páginas
01 - Um estudante decidiu testar, através de um experimento, as consequências da ausência de um determinado aminoácido na alimentação de um grupo de cobaias. Colocou, então, cinco cobaias em uma gaiola e suprimiu da dieta desses animais os alimentos ricos no aminoácido em questão. Após alguns dias, a pele das cobaias começou a apresentar sinais de inflamação e queda dos pelos. O estudante concluiu que o aminoácido desempenha algum papel no crescimento e manutenção dos pelos. Acerca do exposto, pode-se afirmar que:
A) o experimento não foi conduzido corretamente segundo os princípios do método científico, uma vez que o estudante não utilizou um grupo de animais-controle.
B) o experimento obedeceu aos princípios do método científico, mas a conclusão do estudante pode não ser verdadeira.
C) o experimento foi desenvolvido corretamente, e a conclusão é válida, pois o estudante seguiu as normas do método científico.
D) o estudante não realizou o experimento corretamente, pois não utilizou instrumentos especializados. E) o experimento não foi desenvolvido corretamente, porque a hipótese do estudante não é passível de ser testada experimentalmente.
02 - Em relação à barreira de defesa exercida pelos glóbulos brancos contra a invasão de moléculas estranhas ao organismo, assinale a alternativa que contém uma informação incorreta:
A) Os monócitos atravessam a parede dos capilares e das vênulas, por diapedese, se instalam no espaço extravascular, onde se transformam em macrófagos.
B) Os macrófagos podem estimular os linfócitos T helper ou auxiliares (CD4) “apresentan- do” aos mesmos pequenos fragmentos das moléculas dos antígenos.
C) Quando um linfócito T auxiliar é estimulado por um macrófago, ele se transforma em um linfócito B que produz anticorpos, caracterizando uma resposta humoral.
D) As interleucinas, produzidas pelos linfócitos T auxiliares, podem estimular os linfócitos B a se dividir e se transformar em plasmócitos.

Relacionados