FNDE FORMAÇÃO PELA ESCOLA MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS

1201 palavras 5 páginas
FNDE
FORMAÇÃO PELA ESCOLA
MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS

RESUMO

Para que as verbas advindas do governo possam ser usadas de forma a atender a necessidade da população faz-se necessário que a sociedade organize-se formando conselhos para acompanhar e verificar o uso do dinheiro público. A presença desses conselhos no município vem firmar um direito constitucional, pois é uma forma de participação popular, cabendo a eles avaliar, julgar, planejar e tomar decisões. Essa avaliação deve ser constante, visando avaliar o objetivo do governo, se o processo está dando-se de forma correta e se os objetivos propostos estão sendo alcançados. A atuação do FNDE em nosso município é ativa e vem financiar diversos programas sociais, no entanto, é necessário que a gestão do município se dê de forma democrática, devendo o povo exercer seu poder de fiscalização dos recursos, para que possíveis problemas educacionais possam ser resolvidos.
Palavras-chaves: FNDE; Programas Sociais; Conselhos Municipais.

O FNDE tem papel ativo em nosso município. A prefeitura vem firmando vários convênios com o Governo Federal e tem buscado assistência e recursos financeiros para que o município possa oferecer educação de qualidade para seus munícipes.
O FNDE atua em nosso município desde a Educação Infantil ao Ensino Superior. No entanto, pretendo aqui direcionar meu olhar ao Ensino Fundamental, que é a área na qual atuo.
Com base em estudos pude constatar que a Prefeitura Municipal de Morro Agudo recebe recursos financeiros do Governo Federal para manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e valorização dos professores e profissionais da educação (FUNDEB, 2007).
Recebe ainda recursos para os Programas PROJOVEM e PROINFÂNCIA.
O Programa Bolsa Família é de grande importância para diversas famílias carentes que possuímos em nosso município e beneficia muitos de nossos alunos.
O PNATE faz com que nosso transporte escolar seja de qualidade, buscando estudantes em

Relacionados

  • Fisica
    14112 palavras | 57 páginas
  • caderno fundeb
    14314 palavras | 58 páginas
  • Alfabetização de jovens e adultos
    27142 palavras | 109 páginas
  • Administração
    44621 palavras | 179 páginas