FMEA

2855 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA / ELETROTÉCNICA

JOSIRENE POLLI
LUCAS BRANDT
RAPHAEL HENRIQUE

METODOLOGIA DE QUALIDADE - FMEA
EM PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CURITIBA
2013
JOSIRENE POLLI
LUCAS BRANDT
RAPHAEL HENRIQUE

METODOLOGIA DE QUALIDADE - FMEA
EM PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Artigo requerido na disciplina de Gestão da Produção no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná como requisito parcial para obter aprovação na mesma.

Concentração: Gestão da Qualidade

Professor: Edilson Giffhorn

CURITIBA
2013
RESUMO

Este artigo apresenta uma metodologia de produção e sua utilização no processo de desenvolvimento de tecnologia da informação. Mostra uma visão da utilização da metodologia FMEA - Análise dos Modos de Falhas e Efeitos, relacionada ao processo de fornecimento de qualidade em serviços de tecnologia, buscando uma forma alternativa de priorização dos riscos nos projetos. Os resultados esperados são, no geral, de melhora na qualidade final, redução de custos e melhoria na eficiência de entrega de produtos e serviços de qualidade ao cliente, com menor índice de falhas possível. Mostrando assim, que a FMEA pode ser uma metodologia que proporcione garantia do sucesso dos serviços de informação.

Palavras-Chave: Desenvolvimento de Software, Tecnologia da Informação, FMEA, Gestão da qualidade.

INTRODUÇÃO

No mercado atual, a competitividade em todos os segmentos da economia cresce com o passar do tempo. Logo, a busca incessante pelo alto desempenho, como eficácia, qualidade, eficiência, rapidez e segurança, são imprescindíveis para a sobrevivência de uma empresa.
A busca por falhas nos processos, o entendimento de seus efeitos e causas são muito importantes para a busca de uma melhoria contínua que visa aperfeiçoar o fluxo de produção. A necessidade de redução de custos,

Relacionados