FLUXOS ECON MICOS Slides

1293 palavras 6 páginas
Professor: Esdras

FLUXOS ECONÔMICOS

Funcionamento de uma economia de mercado:
Fluxos reais e monetários
Funcionamento do processo econômico caracteriza-se, de um lado, pela atividade obtenção de recursos – ou fatores – de produção em si e, do outro lado pela obtenção de meios financeiros e sua utilização. Caracterizam - se portanto, dois mercados: o primeiro, de fatores de produção; o segundo, de bens e serviços finais. Funcionamento de uma economia de mercado:
Fluxos reais e monetários
a) setor primário; abrange as atividades que se realizam próximas às bases dos recursos naturais, ex. atividade agrícola, pesqueira, pecuária, extrativismo. b) Setor secundário; inclui atividades industriais, mediante as quais são transformados os bens.
c) Setor terciário ou de serviços; reúne as atividades direcionadas a satisfazer necessidades de serviços produtivos que não se transformam em material, ex. comércio, transportes, saúde, sistema financeiro, segurança, educação, lazer. Funcionamento de uma economia de mercado:
Fluxos reais e monetários
Mercado é toda “instituição” na qual bens e serviços, assim como os fatores de produção são trocados livremente.
Famílias são as unidades consumidoras e proprietárias dos fatores de produção e os oferece as unidade de produção compostas por firmas.
Firmas são as organizações que realizam a combinação dos fatores de produção e produzem bens e serviços.

Funcionamento de uma economia de mercado:
Fluxos reais e monetários
A obtenção dos fatores de produção e a produção e distribuição dos bens e serviços constituem a atividade real da economia. Os indivíduos – que são os proprietários dos fatores de produção – fornecem às empresas – que são as produtoras de bens e serviços finais – os recursos de que elas necessitam para a produção de bens e serviços finais que irão satisfazer suas necessidades.

Funcionamento de uma economia de mercado:
Fluxos reais e monetários
Com base na ação dos agentes econômicos, família e firma, formam-se

Relacionados

  • Redes públicas de Cooperação
    34873 palavras | 140 páginas
  • Manual Tecnico de Geologia
    90487 palavras | 362 páginas
  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas
  • Dicionário Juíridico - Ing/Port
    52365 palavras | 210 páginas