Fluxograma da produção do vinho

Páginas: 14 (3387 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
 Fluxograma da produção do vinho 1

1 INTRODUÇÃO
O vinho é uma bebida de cunho alcoólico, que procede da fermentação do mosto de uvas arejadas e amadurecidas por microorganismos chamados leveduras. É considerado um produto preparado diferenciando-se dos produtos fabricados por combinações de diversos insumos. Se tratando do vinho tinto, a qualidade da uva, seu nível dematuração e sua cor são essenciais, sendo para esses vinhos não tão enfáticos a metodologia sobreposta. O vinho é combinado por água, ácidos, açúcares, álcool, ácidos, ésteres e glicerina.
O fluxograma de produção do vinho é bastante distinguido e interessante, permitindo uma maior concepção da matéria e tecnologia indispensáveis para desenvolver um produto garantido e de alto nível de qualidade.
Todas asetapas da fabricação, da ceifa e recepção até o engarrafamento e envelhecimento são igualmente necessários para assegurar a qualidade do vinho.
Preciso designar modelos para que a combinação de um ou mais vinhos não haja contaminação embaralha a um vinho de qualidade inferior.
O vinho é independentemente de tempo ou moda é um artigo de caráter superior e inigualável em exterioridade, aroma, sabor etantas diferentes peculiaridades que induzem o consumidor a deliciar-se nesse admirável produto; e, portanto a exigir os melhores e conceituados vinhos tintos.

2 Vinho
2.1 VINHO TINTO
O vinho é uma bebida alcoólica, que procede da fermentação do mosto de uvas frescas, sadias e amadurecidas por microorganismos nomeados leveduras, que convertem o açúcar do suco em álcool etílico, anidro carbônicoe uma série de elementos secundários em quantias variadas. Em virtude disso, o vinho é avaliado como um produto organizado, distinguindo-se dos produtos produzidos, diferenciados por combinações de diferentes insumos.

2.2 QUALIDADE DO VINHO
A composição de dois fatores de extraordinária acuidade, que são a matéria-prima e a tecnologia decorre na qualidade do produto. Fatores como solo e climado mesmo modo têm influência sobre o vinho. O domínio da temperatura tem essencial importância, pesando-se nesse caso a metodologia empreendida.

2.3 COMPOSIÇÕES DO VINHO
O vinho é composto por água, álcool, ácidos, ácidos, açúcar, glicerina e ésteres.
A água é o maior elemento do vinho ocupando cerca de 80% do seu volume.
O álcool é composto quase totalmente por álcool etílico, e por uma pequenafração de álcool metílico e outros. Constitui-se a partir do açúcar e representa em volume 5,5 a 17% do vinho. É de essencial importância para o vinho, para sua longevidade e qualidade. Seus atributos anticépticos ajudam a inibir o crescimento de bactérias.

2.4 MATÉRIA PRIMA
Para se ter vinhos finos são muito admiráveis à qualidade da uva, pois podem ser de diversos tipos da própria, elas sãoanalisadas pelo estado de maturação e o nível sanitário, que observam a existência de grãos deteriorados, e se as uvas estão boas e frescas.

2.5 VINDIMA
Vindima é a ceifa da uva para a vinificação. Para que haja a colheita são indispensáveis diversos fatores, sendo os dois fatores principais, o estado sanitário e o nível de amadurecimento que influenciará que tipo de vinho será preparado.
Algunscuidados são precisos ter-se com as uvas, até atingir ao local de produção, inicialmente deve locomovê-las de maneira a prevenir o esmagamento das próprias, pois pode acontecer a oxidação e maceração que são ruins a propriedade do vinho. E sucessivamente ser levadas rápido, e logo que chegar ao local de fabricação ser processada.
É imprescindível ter cuidado em relação ao nível de amadurecimento dasuvas, pois quando atingem aos derradeiros dias de maturação o grão de uva eleva seu teor de açúcares e, por conseguinte a diminuição de ácidos, isto é gerada pela salificação dos ácidos orgânicos e pela combustão intracelular, a concentração dos açúcares são determinados através de refratômetros ou densimetros.



3 FLUXOGRAMA DO VINHO

3.1 RECEPÇÃO
È fundamental que na recepção, as uvas sejam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção de vinho
  • Produção do vinho
  • Produção de vinho
  • produção de vinho
  • Produção de Vinho
  • produção de vinho
  • Produção de Vinhos
  • Produção de vinho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!