Fluxo de caixa; sistema de amortização; série de pagamento

Páginas: 21 (5080 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Escola Técnica Vasco Antonio Venchiarutti

Curso Técnico de Administração 1ºS
Alunos:
Gabriel Biajoli; nº16.
Marcos Rodrigo; nº26.
Nicoly Rezende; nº34.
Taynan Mariano; nº38.

Fluxo de Caixa
Sistema de Amortização
Série dePagamento

Jundiaí
2012

S u m á r i o

Fluxo de Caixa 3
Introdução 3
CONCEITO E IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA 3
ABRANGÊNCIA DO FLUXO DE CAIXA 4
Fluxo de Caixa - Graficamente 6
Exemplos importantes 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
Sistema de Amortização 12
O que é? 12
Principais Sistemas 13
Bibliografia 17
SÉRIE UNIFORME DE PAGAMENTOS 18
Situação 1 18
Situação 2 - Diagramado valor presente de uma série uniforme 20
SÉRIES DE PAGAMENTOS IGUAIS COM TERMOS ANTECIPADOS 21
Acumulação de Capital 21
Valor atual 22
Perpetuidade 23

Fluxo de Caixa
Introdução

Fluxo de Caixa é um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores monetários) de um período – pode ser diário, semanal, mensal, etc. Todaempresa precisa controlar entrada e saída financeira para poder estender cada vez mais o retorno e evitar problemas por não poder prever as sobras e faltas de capital.
Contextos econômicos contemporâneos de grande concorrência de mercado exigem das empresas maior eficiência na gestão financeira de seus recursos, não dando espaço para as dúvidas e indecisões sobre o que fazer com eles. Sabidamente,uma boa gestão dos recursos financeiros reduz consideravelmente a necessidade de capital de giro, promovendo maiores lucros pela redução principalmente das despesas financeiras e é essa a finalidade do fluxo de caixa: Lucro!
Em verdade, a atividade financeira de uma empresa requer acompanhamento constante e atualizado de seus resultados, de maneira a avaliar seu desempenho, bem como proceder aosajustes e correções necessários. O objetivo básico da função financeira é prover a empresa de recursos de caixa suficientes de modo a respeitar os vários compromissos assumidos e promover a maximização de seus lucros.

CONCEITO E IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA

Para Assaf Neto e Silva (1997, p. 35) “(...) o fluxo de caixa é um instrumento que relaciona os ingressos e saídas (desembolsos) derecursos monetários no âmbito de uma empresa em determinado intervalo de tempo”.

O Fluxo de Caixa é indispensável para uma sinalização dos rumos financeiros dos negócios. Através de sua elaboração é possível prognosticar eventuais excedentes ou escassez de caixa, determinando-se medidas a serem tomadas. Fluxo de caixa dependerá de quem recebe ou paga o capital num certo instante.
Paramanterem-se em operação, as empresas devem liquidar corretamente seus vários compromissos, devendo, como condição básica, apresentar o respectivo saldo em seu caixa nos momentos dos vencimentos. A insuficiência de caixa pode determinar cortes nos créditos, suspensão de entregas de materiais e mercadorias, e ser causa de uma séria descontinuidade em suas operações.

A manutenção de saldos de caixapropicia folga financeira imediata à empresa, revelando melhor capacidade de pagamento de suas obrigações. Neste posicionamento, a administração não deve manter suas reservas de caixa em níveis elevados como forma de maximizar a liquidez. Ao contrário, deve buscar um volume mais adequado de caixa sob pena de incorrer em custos de oportunidades crescentes. É indispensável que a empresa avaliecriteriosamente o seu ciclo operacional de maneira a sincronizar as características de sua atividade com o desempenho do caixa.

Os fluxos de caixa costumam apresentar-se sob diferentes formas: restritos, operacionais e residuais, podendo ainda relacionar o conjunto das atividades financeiras da empresa dentro de um sentido amplo, decorrente das operações.

É importante que se avalie também que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fluxo de caixa; sistema de amortização; série de pagamento
  • Sistema de gerenciamento de estoque e controle de fluxo de caixa
  • Sistemas Contábeis e o uso do demonstrativo o fluxo de caixa
  • Sistemas de InfoAdministração do Capital de giro, Orçamento e Fluxo de Caixa
  • Análise de fluxo de caixa, métodos de amortização, viabilidade de troca de lâmpadas
  • Séries de pagamentos
  • Séries de Pagamento
  • series de pagamentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!