Fluordesoxiglicose FDG2

984 palavras 4 páginas
Fluordesoxiglicose - FDG

Daphine Lopes
Juliana Karsten
Laura Rolim
Marina Monteiro
Nathália Dalbem

Descrição
• O fluordesoxiglicose é um radiofármaco formado por moléculas de glicose, do tipo
Mannose Triflate, marcadas com o radioisótopo flúor-18. É utilizado principalmente na oncologia, inclusive distinguindo metástases de tumores originais, à cardiologia, neurologia e doenças infecciosas.

Características Técnicas
• Forma química: molécula de glicose marcada com flúor-18 em solução aquosa.
Solução: límpida, estéril, apirogênica, injetável.
Pureza radioquímica: > 98 %
Pureza radionuclídica: > 99,9 %
Ph: entre 6 e 7
Meia-vida: 109 minutos
Concentração radioativa: 740 a 1850 MBq/ml (20 a 50 mCi/ml)
Armazenamento: temperatura ambiente

Aplicação
• O FDG-18 é uma ferramenta de grande precisão no diagnóstico de patologias em que exista metabolismo de glicose.
• É utilizado em exames do tipo SPECT
(tomografia por emissão de fóton único) ou o mais utilizado, PET (tomografia por emissão de pósitrons), com uma resolução de imagem capaz de detectar tumores a partir de 2mm.

PET/CT








O exame de tomografia por emissão de pósitrons (PET) tem incorporado a tomografia computadorizada (CT), formando equipamentos PET/CT, capazes de fornecer a exata localização da doença através das informações fornecidas pela tomografia computadorizada.
Para a realização do exame, ocorre uma aplicação intravenosa do radiofármaco FDG, e entre 60 e 90 minutos após a injeção são realizadas as imagens.
Diferentemente de uma radiografia ou tomografia que analisa uma estrutura ou órgão do corpo de uma forma estática, o PET/CT é um exame que tem a capacidade de mostrar o funcionamento de um tecido a nível molecular.
As principais indicações para a realização do PET/CT são: diferenciar tumores malignos de benignos, avaliar se a doença está localizada em um órgão ou se há metástase, avaliar a resposta a quimioterapia, avaliação de recidiva e de prognóstico da doença.

Funcionamento do
FDG

Relacionados