fluido naonetonianos

1794 palavras 8 páginas
SINOPSE DO CASE: A Mecânica dos Fluidos como medida paliativa frente ao aumento do índice de violência urbana.1
Antônio Carlos Bastos Silva Junior2
Tainá Gomes Rodovalho3
1 DESCRIÇÃO DO CASO
O índice de criminalidade e violência urbana no Brasil aumentou consideravelmente nas últimas três décadas. Entre 1980 e 2010, a taxa de homicídio por armas de fogo aumentou 502,8%. Somente o estado do Maranhão registrou entre os anos de 2000 e 2010 um aumento de 282,2%, ficando atrás apenas do estado do Pará que no mesmo período obteve um aumento de 307,2% (MAPA DA VIOLÊNCIA, 2013). Como reflexo dessa violência urbana, a procura por veículos blindados cresceu 2,7% no ano de 2012 (ABRABLIN, 2013). E em 2013, a procura por jaquetas à prova de balas aumentou 200%, exigindo das Secretarias de Segurança Pública de cada estado um controle sobre a demanda (G1, 2013)
Frente à onda de violência no estado do Maranhão e a crescente demanda por materiais de blindagem de balística, a Secretaria de Segurança Pública tomou ciência de uma nova tecnologia que utiliza fluidos para blindagem. Incrédula sobre a funcionalidade dos fluidos para esta aplicação e conhecendo a metodologia de Cases da UNDB, foi solicitado que um aluno da disciplina de Mecânica dos Fluidos do curso de Engenharia de Produção da IES fosse selecionado para ministrar o mini-curso “A Mecânica dos Fluidos como medida paliativa frente ao aumento do índice de violência urbana”.

2 OBJETIVOS
Analisar a aplicabilidade de fluidos em materiais de proteção contra impacto/colisão;
Comparar as características e aplicabilidades dos fluidos newtonianos e não newtonianos;
Discutir como os princípios da Mecânica dos Fluidos junto às tecnologias de processamento dos materiais apresentam novas oportunidades de empreendimentos.

3 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO
Já dizia Marx “A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”, pois é isso que parece acontecer com a

Relacionados