fluido naonetonianos

Páginas: 8 (1794 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
SINOPSE DO CASE: A Mecânica dos Fluidos como medida paliativa frente ao aumento do índice de violência urbana.1
Antônio Carlos Bastos Silva Junior2
Tainá Gomes Rodovalho3
1 DESCRIÇÃO DO CASO
O índice de criminalidade e violência urbana no Brasil aumentou consideravelmente nas últimas três décadas. Entre 1980 e 2010, a taxa de homicídio por armas de fogo aumentou 502,8%. Somente o estado doMaranhão registrou entre os anos de 2000 e 2010 um aumento de 282,2%, ficando atrás apenas do estado do Pará que no mesmo período obteve um aumento de 307,2% (MAPA DA VIOLÊNCIA, 2013).
Como reflexo dessa violência urbana, a procura por veículos blindados cresceu 2,7% no ano de 2012 (ABRABLIN, 2013). E em 2013, a procura por jaquetas à prova de balas aumentou 200%, exigindo dasSecretarias de Segurança Pública de cada estado um controle sobre a demanda (G1, 2013)
Frente à onda de violência no estado do Maranhão e a crescente demanda por materiais de blindagem de balística, a Secretaria de Segurança Pública tomou ciência de uma nova tecnologia que utiliza fluidos para blindagem. Incrédula sobre a funcionalidade dos fluidos para esta aplicação e conhecendo a metodologiade Cases da UNDB, foi solicitado que um aluno da disciplina de Mecânica dos Fluidos do curso de Engenharia de Produção da IES fosse selecionado para ministrar o mini-curso “A Mecânica dos Fluidos como medida paliativa frente ao aumento do índice de violência urbana”.







2 OBJETIVOS
Analisar a aplicabilidade de fluidos em materiais de proteção contra impacto/colisão;
Comparar ascaracterísticas e aplicabilidades dos fluidos newtonianos e não newtonianos;
Discutir como os princípios da Mecânica dos Fluidos junto às tecnologias de processamento dos materiais apresentam novas oportunidades de empreendimentos.

3 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO
Já dizia Marx “A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”, pois é isso que parece acontecer com aSegurança Pública e o ineficaz governo do Maranhão diante da onda de crimes que aconteceram nos últimos meses, quiçá nos últimos anos. (Waldemir Soares, PORTAL VERMELHO).
São Luís representa muito bem o que ocorre no restante do estado em relação à violência. Uma das maiores causas da violência descontrolada no estado é a falta de policiais. Há atualmente no Maranhão pouco mais de 6.000 policiaisativos; estimativas mostram que o numero deveria ser 14.000 e a ONU estabelece que a relação deve ser de um policial para cada 240 habitantes, o que significaria , para o Maranhão, um contigente de nada menos que 27.375 policiais, ou mais de 4 vezes e meia o que existe no estado agora. Assim é muito difícil qualquer perspectivas de reversão no que São Luís e o restante do estado têm de índices deviolência hoje. (O GLOBO 2013)
Tudo isso prejudica a população que fica refém da violência e de mãos atadas. O problema é tão grande que muda a rotina de toda cidade, aulas são canceladas, comercio fecha as portas e o transporte público recolhe todo seu efetivo. Uma situação desenfreada, que fez as pessoas buscarem alternativas mais eficazes para sua segurança particular. Uma prova disso e ocrescimento na procura dos serviços de blindagens. Do mesmo modo a própria policia busca nesses serviços uma maneira de dar qualidade para que o policial possa exercer seu trabalho com mais segurança.




3.1 Fluidos:
3.1.1 Tipos
A mecânica dos fluidos é o ramo da física que se ocupa do estudo dos fluidos em repouso e em movimento. Esta ciência pode ser dividida em duas grandes vertentes:a dinâmica dos fluidos e a hidrostática ou estática dos fluidos. No que diz respeito à dinâmica dos fluidos, esta trata do estudo do movimento dos líquidos (hidrodinâmica) ou dos gases (aerodinâmica). Neste ramo estudam-se as forças exercidas nos líquidos e gases e os movimentos que resultam dessas forças.
Considera-se o fluído como um todo de matéria, sendo necessário aplicar as equações da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fluidos
  • Fluidos
  • Fluidos
  • Fluidos
  • fluidos
  • fluidos
  • Fluidos
  • Fluidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!