Fluidez da membrana celular

Páginas: 5 (1104 palavras) Publicado: 2 de maio de 2013
Fluidez da Membrana Celular
A membrana celular é estruturada por bicamadas lipídicas, devido a propriedade anfipática¹ dos fosfolipídios e tem como uma importante propriedade sua fluidez que é possível devido ao constante movimentar dos lipídeos na membrana, existem três formas de movimento:

1. LATERAL - Os lipídeos estão em constante movimento de um lado para outro.
2. ROTACIONAL -Movimentos sobre si mesmos.
3. TRANSVERSAL ou FLIP-FLOP - É o movimento de um lipídio de uma monocamada para outra monocamada da membrana, com o auxílio de proteínas.


O que define a Fluidez da membrana?

1. Colesterol - ↑ Alta concentração: Pouca fluidez
↓ Baixa concentração: Muita fluidez

2. Ligações - ↑ Menor presença de cadeias insaturadas: Menor fluidez
↓ Maior presença de cadeiasinsaturadas: Maior fluidez

3. Temperatura - ↑ Altas Temperaturas: Maior fluidez
↓ Baixas Temperaturas: Menor fluidez

Obs.: Essas características não são isoladas, e muita fluidez não é bom para a membrana, tem de haver um equilíbrio entre essas características para a membrana exercer suas funções.

Corpúsculo de Barr
Os corpúsculos de Barr são condensados decromatina sexual que se encontram no núcleo das células somáticas das mulheres, devido à inativação de um dos cromossomos X.

Essa inativação ocorre em um dos cromossomos X nas células individualmente, de maneira aleatória, durante o período embrionário. Com isso algumas células terão ativos o cromossomo X paterno e em outras células o cromossomo X materno.

Interessante é ressaltar que umalelo multado pode estar presente em 50% das células de uma mulher, enquanto o normal está presente nos outros 50%, tornando a mulher um mosaico de fenótipos decorrentes do cromossomo X. Na maioria das vezes, elas apresentam um fenótipo intermediário entre o normal e o afetado.

-------------------------------------------------

A inativação ocorre para a compensação de dose: os genes alipresentes expressam quantidades semelhantes em homens e mulheres.

E porque as mulheres então não possuem apenas um cromossomo X, como nos homens? Parece que a presença dos dois cromossomos nas fases iniciais do desenvolvimento embrionário é fundamental para determinação do sexo e de outras características importantes nas mulheres. Isso é comprovado quando observamos mulheres com Síndrome de Turner -que é justamente quando a pessoa apresenta apenas um cromossomo X – essas mulheres são estéreis, com dificuldades no desenvolvimento motor e intelectual.

Potencial de Membrana
   Podemos dizer que os seres vivos são máquinas que funcionam a base de eletricidade. Como a célula é a menor expressão se um ser vivo, logo é fácil observar diferenças de potenciais elétricos entre os lados da membranacelular.
   Praticamente todas ás células do corpo, (com exceção de algumas raras células vegetais, o interior é sempre negativo e o exterior positivo) algumas células como as células nervosas e musculares, são excitáveis, isto é, capazes de auto gerar impulsos eletroquímicos em suas membranas e, na maioria dos casos, utilizar esses impulsos para a transmissão de sinais ao longo de membranas.
  A origem desses potenciais é uma distribuição assimétrica de íons, especialmente de Na+, K+ , Cl- e HPO4-- .
   Os fluidos dentro e fora da célula são sempre neutros, isto é, a concentração de ânions (íons negativos) em qualquer local é sempre igual ao de cátions (íons positivos) não podendo haver acúmulo local de cargas elétricas nesse fluido.
   Podemos imaginar a membrana como um capacitorno qual as duas soluções condutoras estão separadas por uma delgada camada isolante, a membrana.
   As cargas elétricas em excesso, que provocam a formação de um potencial elétrico, se localizam em torno da membrana celular: a superfície interna da membrana é coberta pelo excesso de ânios(-), enquanto que, na superfície externa, há o mesmo potencial cátions(+) falta de elétrons.
   O potencial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fluidez de membrana
  • membrana celular
  • Membrana celular
  • Membrana celular
  • Membranas celulares
  • Membrana celular
  • membrana Celular
  • MEMBRANAS CELULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!