flsadfklsgfmASda

715 palavras 3 páginas
Deve ser iniciado seguindo a sequência céfalocaudal
4.1 Crânio: Circunferência 33 a 35 cm (patologias associadas: anencéfalo, hidrocefalia, microcefalia meningocele, meningoencefalocele). Fontanelas: bregmática 3x2 cm, fecha com 18 meses; Lambdóide: uma digital, fecha com dois meses. Bossa serosanguinolenta: acúmulo de líquido seroso/mole, desaparece nos primeiros dias. Céfalo-hematoma: imóvel/acúmulo de sangue. É importante o acompanhamento do aumento do perímetro cefálico.
4.2 Inspeção geral: Deve incluir a observação do estado geral , atitude , postura, coloração da pele , ritmo respiratório, presença de anomalias, sinais ou anomalias que possam sugerir alguma patologia.
4.3 Antropometria: Peso, perímetro cefálico, perímetro torácico e comprimento. A técnica é a mesma usada para lactentes. O peso ao nascer, em um RN a termo, é em média de 3.300g, um pouco mais baixo no sexo feminino (cerca de 3.100g) do que no masculino. Há uma perda ponderal fisiológica de até 10% nos primeiros dias de vida e que é recuperada até os primeiros 10- 15 (no máximo) dias de vida. O comprimento é em média de 50 cm para as meninas e 51 cm para os meninos; a medida do perímetro cefálico (PC) deve estar entre 33 a 35 cm, e o PT é cerca de 31 - 33cm.
4.4Pele: Usar luz natural. Observar coloração (cianose, icterícia, palidez), textura, umidade, elasticidade, pigmentação, presença de manchas, vesículas, petéquias. Diferenciar cianose central da periférica.
4.5 Fâneros:O RN nasce com uma penugem chamada lanugo (cera) que é mais abundante quanto mais prematuro o RN. Avaliar também a implantação, textura e distribuição dos cabelos. Avaliar formato das unhas.
4.6 Fácies: As estruturas da face, no conjunto, podem sugerir síndromes ou malformações congênitas. Ao observar a simetria e forma, uma assimetria facial pode ser conseqüência de mal posição intrauterina ou pode também ser paralisia do nervo Facial. O filho de mãe diabética nasce com face em forma de lua cheia. É frequente o RN

Relacionados