Florvenenosa

547 palavras 3 páginas
FAMILIA: Amaryllidaceae.

NOME CIENTIFICO: Narcissus pseudonarcissus e Narcissus jonquila

NOME POPULAR: Narciso, narcissus

PARTE TOXICA: flor (bulbos)

PRINCIPIO ATIVO: Alcalóides (narcisine, narcipoitina, licorine)

SINTOMATOLOGIA
Quando ingeridas causam severa desordem gastrintestinal, convulsões, calafrios, hipotensão, dermatite, tremores musculares e arritmias cardíacas, podendo até causar morte ( Ellenhorn & Barceloux, 1988). Aplicadas as feridas abertas leva rapidamente à paralisação do sistema nervoso e parada cardíaca.

TRATAMENTO
Esvaziamento gástrico com lavagem gástrica (em tempo útil) com água, permanganato de potássio ou ácido tânico a 4%.
Tratamento de suporte/sintomático.
Tratar hipertermia com medidas físicas.

DECRIÇÃO BOTÂNICA
As cores de suas flores geralmente variam entre o amarelo e o branco. A sua origem é o Mediterrâneo e partes da Ásia central e a China continental mas são cultivares ornamentais difundidos em muitas outras partes do mundo, como nos Estados Unidos, no Canadá e na Argentina. O seu nome tem origem no personagem mitológico Narciso.
Floresce no princípio da primavera e é frequentemente encontrada em solo úmido perto de uma lagoa. É auto-suficiente. A flor tem normalmente seis pétalas brancas com um funil central amarelo contendo o estamina e o estigma. O caule inclina-se antes da flor, pendendo de forma a que a flor esteja virada para baixo em vez de para cima.

PROPRIEDADES NA MEDICINA: :frodisíaca, antiespasmódica, catártica, emética, narcótica, sedativa.
Acredita-se que o seu efeito seja mais narcótico do que afrodisíaco.
EFEITOS COLATERAIS: Embora todos os narcisos são venenosos quando ingeridos, de Narciso Poeta é mais perigoso do que outros, atuando como um forte emético e irritantes. O cheiro é forte o suficiente que pode causar dor de cabeça e vômito se grandes quantidades é mantido em uma sala fechada.

INDICAÇÕES: Epilepsia, contração muscular, histeria, afecção espasmódica, febre intermitente, diarréia, disenteria,

Relacionados