Florestan fernandes e a educação

Páginas: 29 (7132 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
Florestan Fernandes e a educação
DERMEVAL SAVIANI

P

ODE-SE DIZER QUE AS preocupações educacionais acompanham toda a trajetória de Florestan Fernandes manifestando-se em todas as facetas de sua rica existência.

Para efeitos desse artigo destacarei quatro aspectos, a saber, a docência, a pesquisa, a militância e a publicística advertindo, preliminarmente, sobre a indissociabilidade dessesaspectos, integrados que estão numa vida toda ela marcada pela coerência de propósitos reconhecida, aliás, como a principal característica de Marx (Fromm, 1967:220), com certeza o pensador com quem Florestan mais se identificava. O primeiro aspecto enfoca a figura do professor Florestan, evidenciando o profundo significado educativo que marcou o seu magistério. O segundo aspecto destaca o lugarocupado pela educação nas investigações científicas por ele realizadas. O terceiro refere-se ao seu engajamento na luta em defesa da educação pública, desde a campanha em defesa da escola pública até a sua atuação como deputado federal. Finalmente, o quarto aspecto coloca em evidência o publicista incansável, empenhado em divulgar sob todas as formas a seu alcance, a causa da defesa de uma escolapública de qualidade acessível a todos os brasileiros.

O professor-educador
O professor é, antes de tudo, um educador, isto é, formador de homens. Esta verdade simples que está na raiz da atividade docente tendeu, porém, a cair no esquecimento em benefício do aspecto mais visível da função docente que passou a ser entendido como a forma mesma do próprio ser do professor. Assim, à medida em que omagistério se institucionalizava através da constituição e expansão dos sistemas escolares, cristalizava-se essa compreensão restritiva do papel do professor. Daí, a separação entre instrução e educação e o conseqüente entendimento de que a tarefa da escola se limitava à instrução (Condorcet, 1989:56-72), definindo-se o professor como instrutor (instituteur, em francês). Estamos aí diante de umailustração da fundamental questão epistemológica segundo a qual a aparência não apenas esconde a essência mas pode tomar o lugar da própria essência.

A radicalidade com que Florestan Fernandes assumiu a condição humana o levou a assumir também radicalmente as atividades em que se empenhou, aí incluída a ação docente. Nesse contexto, em lugar de se constituir simplesmente como um professor -sem dúvida sério, consistente e responsável, ministrando um ensino de qualidade a sucessivas turmas de alunos conforme a expectativa social e institucional estabelecida - foi levado a converter a cadeira de Sociologia I da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, que ficou sob sua responsabilidade a partir de 1952-53, num verdadeiro espaço educativo destinado a formar quadros de alto nívelno campo das ciências sociais. Como ele próprio relata (Fernandes, 1972:82-83), já que não podia contar com um laboratório, como era o caso das ciências exatas, o que "impunha o trabalho em equipe" e "exigia modernização operacional de superfície e de fundo", a solução encontrada foi utilizar a cadeira de sociologia I como base de apoio para a constituição de uma equipe visando à "formação de umverdadeiro grupo de sociólogos pesquisadores", criando, ao mesmo tempo, "o espaço necessário à sua própria consolidação e crescimento gradual". Essa cadeira se transformou, pois, "em um pião para atingir fins que são inacessíveis ao professor e ao investigador isolados" (Ibid.:178). O espaço pedagógico assim definido resultou em ambiente estimulante de um trabalho intelectual rico, intenso eexigente. Por certo, como ele próprio frisou cm diferentes oportunidades, Florestan não era um pedagogo e nem mesmo um cientista da educação no sentido especializado que essas expressões adquiriram no século atual. Contudo, o senso de radicalidade já referido levou-o, a partir da experiência de sua própria formação e do processo formative) que passou a liderar como professor, a atuar como um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Florestan fernandes
  • Florestan fernandes
  • florestan fernandes
  • Florestan Fernandes
  • Florestan Fernandes
  • Florestan Fernandes
  • Florestan fernandes
  • Florestan fernandes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!