Florestan Fernandes- A herança intelectual da Sociologia

Páginas: 8 (1756 palavras) Publicado: 9 de junho de 2014

Florestan Fernandes, um dos mais importantes sociólogos e políticos do Brasil, apesar de ter ingressado na vida acadêmica, teve uma infância pobre e difícil, chegando até mesmo a realizar tarefas como a de engraxate. Ele nasceu em São Paulo no ano de 1920, graduou-se em Ciências Sociais pelo Universidade de São Paulo, onde também foi professor. Porém, em 1969 foi aposentado compulsoriamentepela ditadura militar instaurada no país, levando-o ao exilio no Canadá. Após três anos, retornou ao Brasil, recusou a lei de anistia e entrou para a vida política como deputado federal. Florestan morreu aos 75 anos.
Sua sociologia (assim como a de Webber) é marcada por não tratar o homem somente como um fragmento da sociedade, mas sim como um agente de si mesmo e do mundo social. Em seutexto “A herança intelectual da Sociologia”, esse caráter é extremamente evidenciado desde o início, quando o autor começa justamente dizendo que o estudo das condições de existência social dos seres humanos constitui a parte mais fascinante e importante do objeto da sociologia. Portanto, somente quando se começa a falar do homem como objeto das indagações, tais indagações começam a adquirirconsistência cientifica no mundo moderno, devido ao método de investigação cientifica das condições de existência social do seres humanos. Com isso, sentiu-se a necessidade de criar uma ciência voltada exclusivamente para explicar o papel do homem dentro da sociedade.
A sociologia afirma-se primeiro como uma forma cultural de concepção do mundo e somente depois como explicação cientifica. Ela só foipossível graças ao contexto do século XIX, no qual ocorre o fortalecimento da própria ciência, onde a sociologia irá se constituir como um produto cultural das fermentações intelectuais provocadas pelas revoluções industriais e político-sociais, que abalaram o mundo ocidental moderno.
Em seu texto, Florestan defende a ideia de que o desenvolvimento do sistema das ciências ocorre sob duas ordensde fatores. A primeira, positivo-racional, está ligada com as exigências do fluxo das investigações cientificas, ou seja está relacionada com as exigências teóricas. A segunda, de natureza ultracientífica, é constituída pelas necessidades práticas do homem, que nesse caso são econômicas, culturais e sociais, podendo portanto, serem satisfeitas por meio das descobertas ou utilização deconhecimentos científicos.
A emergência da sociologia no século XIX, está diretamente relacionada com os efeitos intelectuais dos processos de secularização dos modos de conceber e de explicar o mundo. Pode-se dizer então, que o surgimento dessa nova ciência se deu por meio do abandono da antiga forma de pensamento medieval, principalmente porque tira o papel da religião de pautar aquele que era até entãoconsiderado um bom cidadão. A partir desse momento, o homem passa a intervir no próprio destino. Além disso, a ascensão das Ciências Sociais está ligada com as repercussões das tendências de racionalização e dos movimentos sociais no âmbito intelectual, fazendo com que o homem passasse a questionar a própria existência. Um outro fator importante a ser considerado é com relação a origem dosmotivos e das ambições intelectuais, proveniente das tentativas de aproveitar os princípios do conhecimento cientifico na explicação da vida humana em sociedade.
A explicação sociológica está submetida a uma ordem, produzida pelo concurso das condições, fatores e produtos da vida social. Os processos históricos sociais, tais como a desagregação da sociedade feudal e a evolução do sistemacapitalista de produção, contribuíram para modificar as ações humanas, o significado dos valores e da eficiência das instituições secularizadas. Portanto, pode-se dizer que somente o homem, estando inserido dentro de um contexto, não poderia somente por si mesmo transformar uma sociedade, e que foi sua relação com os fatores sociais tornaram possível a modificação desse antigo ambiente.
A forma como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • SOCIOLOGIA DE FLORESTAN FERNANDES
  • Fichamento florestan fernandes 'o que é sociologia'
  • A sociologia de florestan fernandes
  • A herança intelectual da sociologia
  • A Herança Intelectual da Sociologia
  • a herança intelectual da sociologia
  • Fichamento florestan fernandes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!