Floresta

Páginas: 5 (1210 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
Universidade de Brasília - UnB
Departamento de Engenharia Florestal
Disciplina: Secagem e Preservação de Madeiras
Professor: Alexandre Florian da Costa

Relatório 1 – Aula Prática
Teor de Umidade da Madeira

Mariana Rezende de Oliveira e silva – 10/0017291

Brasília – DF, 18 de abril de 2013

1. Introdução

Os processos de desenvolvimento e crescimento de uma árvore dependem dapresença de grande quantidade de água e de seu movimento desde as raízes até as folhas, aonde são produzidos alimentos e transportados até as zonas de crescimento (Klitzke).
Geralmente os tipos de água presentes na madeira são classificados como: água livre ou capilar, aquela localizada nos lumes celulares e nos espaços intercelulares; água higroscópica, aquela que se encontra adsorvida pelasparedes celulares e hemiceluloses que constituem a maior parte da madeira (Calonego, 2006); e água de constituição que participa da constituição química da madeira.
O teor de umidade de uma árvore viva varia entre 35% e 200%, aproximadamente, dependendo da espécie, variando sua proporção em relação à massa específica da espécie em condições da região onde se desenvolve (Klitzke).
Existem váriosmétodos para determinação da umidade da madeira, alguns são mais precisos e mais vagarosos, outros permitem uma obtenção mais rápida da umidade, porém com pouca precisão. Podemos citar como exemplos o método do medidor elétrico, secagem em estufa, destilação, titulação de Karl Fisher, higrométrico e radiação nuclear.
O método mais simples e preciso de determinação do teor de umidade da madeira é ométodo gravimétrico, porém, o mesmo apresenta como desvantagem o fato de ser destrutivo, de exigir muito tempo para obter-se a resposta e ser inviável para espécies com componentes voláteis (Calonego, 2006).
A determinação do teor de umidade da madeira de forma precisa e imediata durante o processo de secagem é imprescindível para a obtenção de produtos de qualidade e com menores perdas dematéria-prima resultando com grande vantagem econômica.
O objetivo da aula prática foi medir o teor de umidade de uma amostra de Eucalyptus sp. através de dois diferentes métodos mais utilizados atualmente, o medidor elétrico e o método de secagem em estufa, e a partir de então, analisar a diferença entre esses dados.

2. Materiais e Métodos

Para a realização do experimento foi utilizado umcorpo de prova de Eucalyptus sp. com dimensões 14 x 2,5 x 5 cm, uma balança de precisão, um dessecador, um medidor elétrico de umidade que mede a resistência à passagem das correntes elétricas e uma estufa de laboratório com circulação forçada de ar.
No experimento foi usado um dessecador de vidro com a função de guardar o corpo de prova em baixo teor de umidade até que atinja o equilíbrio. Odessecador proporciona um ambiente de baixa umidade completamente isolado do ambiente externo. É um recipiente fechado que contém um agente de secagem chamado dessecante, no caso a sílica-gel, para absorver toda a umidade e temperatura, a tampa é engraxada com silicone e vaselina para que proporcione vedação e deslize de forma prática.
Inicialmente o corpo de prova estava mergulhado em umrecipiente com água, portanto, se encontrava em estado de máxima umidade. A partir de então foi feita uma medição com medidor elétrico e em seguida foi realizada a pesagem em balança de precisão, por último o corpo de prova foi levado à estufa. Dois dias depois foi realizada outra pesagem, e posteriormente mais duas pesagens nos dias seguintes, o peso da última medida foi o utilizado nos cálculos deumidade, pois representam o peso seco constante.
No método do medidor elétrico, existem diferentes formas de determinar a umidade da madeira a partir de suas propriedades elétricas, o mais comum é o que mede a resistência à passagem de correntes elétricas. Neste caso, sensores metálicos são cravados na madeira paralelamente as fibras a aproximadamente 1/3 da espessura da peça devido à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • florestas
  • Floresta
  • Florestas
  • Florestas
  • A Floresta
  • Floresta
  • Floresta
  • floresta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!