Flores

Páginas: 3 (739 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
ESPECIALIDADES DE FLORES
Introdução:
Na Botânica existem dois grandes grupos de plantas: Gimnospermas e Angiospermas.
O grupo das Gimnospermas é composto por plantas que têm sementes, mas nãoproduzem frutos. O nome Gimnosperma tem duas partes que vem do grego: gmnos = nu e sperma = semente. Por isso é o Grupo das “sementes nuas”, sem o fruto que as protege. Um exemplo é o Pinheiro que usamosno Natal. As gimnospérmas podem possuir flores que se reúnem em estróbilos, ou a mesma flor pode ser um estróbilo de folhas férteis (sementes), por exemplo a PINHA.
Nas angiospermas, a flor dáorigem, após a fertilização e por transformação de algumas das suas partes, a um fruto que contém as sementes.
OBS.: Não associar o termo fruto à comida, pois existem frutos comestíveis e outros venenosose intoxicantes. Estes últimos não devem ser comidos por seres humanos, e alguns nem mesmo tocados.

CONHECENDO AS FLORES:
A flor é a estrutura reprodutora característica das plantas. A função deuma flor é a de produzir sementes através da reprodução sexuada. Para as plantas, as sementes representam o embrião, que irá germinar quando entrar em contato com um substrato propício (geralmente aterra); as sementes são o principal meio através do qual as espécies de angiospermas e gimnospermas se perpetuam e se propagam.
A estrutura das flores é basicamente formada por: receptáculo foral,sépalas, pétalas, estames e pistilo.



- Pistilo: unidade do gineceu (órgão floral feminino), composta de ovário, estilete e estigma.
- Estame: órgão floral masculino, formado pelo filamento quecontém sacos polínicos.
- Pétala: Cada uma das partes distintas da corola.
- Sépala: cada uma das peças que forma o cálice das flores.

Polinização:
É o ato da transferência de células reprodutivas(Grãos de pólen), que estão localizados nas anteras de uma flor para o receptor feminino (estigma) de outra flor da mesma espécie, ou para o seu próprio estigma.
Os grãos do pólen são minúsculos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • flores
  • Flores
  • flores
  • FLORES
  • flor
  • Flores
  • FLORES
  • flor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!