FLORENCE NIGHTINGALE E A RENOVAÇÃO DA ENFERMAGEM

Páginas: 5 (1034 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
FLORENCE NIGHTINGALE E A RENOVAÇÃO DA ENFERMAGEM

Florence nasceu em Florença dai o seu nome, filha de pais ingleses, possuía uma educação acima do comum, conhecia latim e grego e estudou matemática. Desde criança cuidava de outras crianças e animais e aos 24 anos quis praticar em hospitais, sendo nessa época proibida pela família.
Aos 31 anos conseguiu a autorização para fazer estágio noInstituto Kaiserwerth por três meses. Estagiou também na França com as Irmãs de Caridade e viajou para conhecer a enfermagem na Alemanha e na Áustria. Como voluntária, serviu durante uma epidemia de cólera.
Em 1854 ocorreu a guerra da Criméia e Florence partiu para Scutari com mais 38 voluntárias, entre religiosas e leigas vindas de diferentes hospitais e levaram roupas, remédios e provisões, paraatender 4000 feridos (proporção de 100 pacientes para cada uma delas).
Elas foram divididas em dois hospitais: o Hospital geral e o Hospital Barrack, sendo que nesse ela montou seu local de trabalho onde organizava e dirigia ambos.
Pouco a pouco foram mandadas novas enfermeiras e no fim da guerra, já eram 120 sob a direção de Florence.
Organizou a lavanderia e a cozinha, proporcionou livrose distrações para os convalescentes, a mortalidade que estava em 40%, com seus cuidados passou para 2%. Percorria as enfermarias á noite com sua lâmpada para verificar cada doente.
No final da guerra o governo Inglês a premiou com 40 mil libras, pois sabiam seu desejo de fundar uma escola de enfermeiras, porém, por ter uma saúde precária dirigiu a escola de longe e teve a Mrs. Wardroper comoseu braço direito. Seu desejo era de reformar a enfermagem e criar escolas em todo mundo.
O ingresso de jovens educadas e de elevada posição social, e o cuidado na seleção das candidatas tornou-se uma realidade. Seus dois livros: “Notas sobre hospitais” (1858) e “Notas sobre enfermagem” (1859) são os mais conhecidos entre suas obras.
Quando morreu aos 90 anos, sua reforma atingira o Novo Mundo eacompanhava os últimos progressos da ciência e as novas exigências da Medicina.


DIFUSÃO DO SISTEMA NIGHTINGALE

Em 1887 na Inglaterra foi fundada a Associação Inglesa das Enfermeiras, do Conselho Internacional de Enfermeiras e do “Britain Jornal of Nursing” e criaram o serviço de enfermeiras visitadoras. Em 1892 iniciaram a enfermagem escolar. Após 20 anos após a abertura da primeiraescola de enfermagem, funcionavam muitas outras graças ao sucesso da pioneira.
Pontos essenciais:
1) Direção da escola por uma enfermeira;
2) Ensino metódico e não mais ocasional e com prática;
3) Seleção das candidatas sob o ponto de vista físico, moral, intelectual e aptidão profissional; Suas diplomadas levaram o novo sistema ao Canadá, á Austrália, á Nova Zelândia e aos Estados Unidos daAmérica.
No Canadá o hospital geral de Montreal pediu auxilio a Florence em 1875 para reformar sua escola de enfermagem e depois se seguiu a escola de Toronto. Até hoje as escolas do Canadá tem fama mundial por sua qualidade e são procuradas por enfermeiras do mundo inteiro para aperfeiçoamento e especialização.
A primeira tentativa, sem êxito, foi feita em Ontário, em 1864. Dez anos depois, comauxilio da Inglaterra, transformou-se esse estabelecimento em uma boa escola.
Nos EUA somente em 1873, após um grupo de senhoras montou uma comissão e levantar fundos, foi instalada uma escola de no modelo Nightingale.
Como em outros países, houve oposição de médicos em função da autonomia na formação e orientação das alunas, mas esse obstáculo foi vencido e em 1880 já havia 15 escolas deformação, que passaram para mais de 1000 ao terminar a 1ª Grande Guerra Mundial (1914-1918), nesse período também surgiram livros, organizações de Saúde Pública, associações e revistas.
Em 1893 fundou-se a Associação de Superintendentes de Escolas de Enfermagem, que mantinha filiação com os hospitais e em 1911 fundou-se a Associação Americana de Enfermeiras (American Nurses Association) que existe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TEORIA DE ENFERMAGEM DE FLORENCE NIGHTINGALE
  • Florence nightingale e sua teoria enfermagem
  • florence nightingale e a revolucao na enfermagem
  • Teoria de Florence Nightingale no cuidar em enfermagem
  • RESUMO DO FILME Florence Nightingale
  • História da enfermagem
  • Florence Nightingale
  • Florence nightingale

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!