florecimento da cana de açúcar

Páginas: 14 (3367 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014










RELATÓRIO 1: FLORESCIMENTO DE CANA-DE-AÇÚCAR
NA REGIÃO DE ARARAS-SP






DISCIPLINA: FISIOLOGIA VEGETAL
Prof. Dr. Lee Tseng Sheng Gerald
Depto. de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal(DBPVA)

Jose Renato Diniz Turcato Ra 554294
Luiz Fernando Navarro Gatti Ra 554367
Matheus Guedin Ra492043
Jonas Cleuvirda Silva Ra554286
Vinicius Fregonesi Ra 554472
Rafael kenji lima Ra 486183







ARARAS-SP
2014


SUMÁRIO
DISCIPLINA: FISIOLOGIA VEGETAL 1
Prof. Dr. Lee Tseng Sheng Gerald 1
SUMÁRIO 3
1. INTRODUÇÃO 3
2. FATORES EXTERNOS QUE INFLUEM NA FLORAÇÃO 3
2.2. LATITUDE 4
2.3.TEMPERATURA 4
2.4. UMIDADE 5
2.5. NUTRIENTES 6
3. FATORES INTERNOS QUE INDUZEM O FLORESCIMENTO 6
3.1. ESTÍMULOS INDUTIVOS 6
3.2. EFEITOS DA GIBERALINA E DA RADIAÇÃO VERMELHA E VERMELHA EXTREMA 7
4. EFEITOS DO FLORESCIMENTO 7
5. CONTROLE DO FLORESCIMENTO 9
6. CONCLUSÃO 10
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10


1. INTRODUÇÃO

O florescimento da cana de açúcar (Saccharum spp) é umfenômeno consideravelmente complexo que a cada estágio de desempenho possui uma necessidade ambiental e fisiológica diferenciada (ARALDI et al., 2009).
Para a formação de sua inflorescência descrita por Mozambani et al. (2006) como uma panícula aberta denominada bandeira ou flecha, deve-se detectar o período em que ocorre o estímulo para que o meristema apical se transforme, a qual deixa de produzircolmos e folhas para florescer (RODRIGUES, 1995).
Para tanto, diversos fatores estão relacionados com este processo fisiológico. De caráter externo, destacam-se o fotoperíodo, temperatura, umidade, radiação solar, além da fertilidade do solo. Já os fatores internos, inerentes ao organismo da planta, estão envolvidos hormônios, fitocromo, florígeno, ácidos nucléicos, dentre outros (FARIAS et al.,1987; CASTRO, 1993).
Conhecer o mecanismo de florescimento da cana-de-açúcar é importante para se estabelecer formas de manejo de acordo com a necessidade humana. Assim, esse evento pode assumir caráter negativo, quando reduzir o volume do caldo e conseqüentemente o teor de sacarose; ou positivo, quando se deseja sementes para o melhoramento genético ou fibras para produção de energia proveniente dabiomassa (IAIÁ et al.,1985).
Deste modo, objetiva-se descrever neste relatório o processo do florescimento da cana-de-açúcar, especialmente na região de Araras-SP.

2. FATORES EXTERNOS QUE INFLUEM NA FLORAÇÃO

2.1. FOTOPERIODISMO

Mudanças ambientais podem influenciar no desenvolvimento e nas reações das plantas.A floração é uma resposta ás variações de períodos claros e escuros de cadadia. Ao conjunto de respostas de um organismo vegetal á denominado fotoperiodismo (FAVARETTO& MERCADANTE, 1999).
As angiospermas, que recebem essa influência, são classificadas como plantas neutras quando a floração independe do fotoperíodo; plantas de dia longo, que florescem quando a duração da noite é menor que um valor crítico intrínseco cada espécie; e plantas de dia curto, que florescemquando a duração da noite é maior do que um valor crítico próprio de cada espécie (FERRI, 1985).
A cana-de-açúcar (Saccharum spp.) é considerada uma espécie de dia curto. Dessa forma, uma variedade que floresce em um país pode não florescer em outro (HAAG&MALAVOLTA, 1964; SEGATO et al., 2006). Desta forma, faz-se necessário encontrar características do comprimento do dia que induzem o florescimento(BERDING, 1995).


2.2. LATITUDE

A latitude exerce grandes efeitos sobre a floração. Nas regiões equatoriais do globo, onde ocorre pequenas variações de temperatura, observa-se as melhores condições de florescimento, podendo ser induzido a qualquer época do ano, como observado por Silva Pires et al. (1984) que verificaram na região Nordeste um fotoperíodo muito mais prolongado que outras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cana de açucar
  • Cana de açucar
  • Cana de açucar
  • Cana de Açucar
  • Cana de acucar
  • cana de acucar
  • A cana de Açúcar
  • Cana de açucar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!