Flona Do Tapaj S

787 palavras 4 páginas
Flona do Tapajós

A Floresta Nacional do Tapajós é uma unidade de conservação criada pelo Decreto nº 73.684 de fevereiro de 1974, com uma área aproximada de 545 mil hectares, administrada pelo ICMBio. Localizada no oeste do Estado do Pará, nos municípios de Belterra, Aveiro, Rurópolis e Placas, o seu acesso é pela BR-163 partindo do município de Santarém e pelo Rio Tapajós.

A Floresta Nacional é definida pelo SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - como sendo uma área com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas e que tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável, sendo permitida a permanência de população tradicional existente quando da sua criação.

O clima da flona do tapajós

Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, no Pará, é conhecida por suas belezas naturais. O grande rio que banha as terras ribeirinhas muda de cor a cada hora do dia - ficando azul, amarelo, laranja, vermelho e prateado. Também muda de tamanho. No inverno, quando chove bastante, fica bem cheio formando os igapós. De canoa é possível andar no meio da floresta. Já no verão, o rio baixa, fica encolhidinho, quando aparecem as praias com suas areias brancas possibilitando a atividade da Piracaia. A água é transparente e limpa, repleta de peixes de diferentes espécies.
Questão fundiaria
Em 30 anos de criação, a Floresta Nacional do Tapajós ainda não tem sua situação fundiária resolvida. A questão é extremante complexa e tem sido identificada como o maior problema para a consolidação da unidade, segundo avaliação do biólogo Ângelo de Lima Francisco, chefe da Flona Tapajós, uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo ele, a regularização fundiária dos comunitários, a apropriação de bens na Floresta Nacional, a existência de áreas tituladas e posses incompatíveis

Relacionados