Flemba

1114 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

REIKO MUTO

TEORIA CONTÁBIL
EXERCÍCIO 3
Das afirmativas abaixo (1 a 4) informe se estão corretas e as incorretas e justifique porquê.
1. A Contabilidade como um conhecimento científico, exige sempre formulações exatas e claras.
R - Correta, porque requer a verificação dos fatos antes de serem aceitos como verdadeiros.
2. A Contabilidade condena o subjetivismo e só aceita como verdadeiro o que é confirmável, mediante verificação compatível como o método científico.
R – Correta, porque o subjetivismo ao invés de ampliar o conhecimento, ele diminui ou nega a racionalidade e a objetividade do conhecimento, Assim, a Contabilidade como ciência é caracterizada por um conjunto de conhecimento sistemático, racional e confirmado através da investigação. 3. No tratamento de seu objeto de estudo, a Contabilidade utiliza fundamentalmente dois métodos.
Diga no que consistem esses dois métodos.
R - Correta. A Contabilidade utiliza fundamentalmente o método racional e o experimental.
Através do método racional a Contabilidade emprega duas técnicas de raciocínio: a indução e a dedução. Já o método experimental parte de um fato ou fenômeno particular para, por meio de indução, estabelecer uma regra geral.
4. Baseada em leis e princípios, a Contabilidade não admite predições.
R – Errada, porque a Contabilidade aceita predições. A contabilidade pode sim antecipar situações futuras pelo fato de acompanhar as mudanças sociais e econômicas e até basear-se em fatos passados. Detectando-se falhas permite a correção ou deficiências, significa que, admite revisão e/ou aperfeiçoamento.
5. Quais os traços característicos que são fundamentais nas Ciências Contábeis, como uma ciência que se ocupa com os fatos da natureza e da sociedade?
R - A racionalidade, que diz respeito a forma conceitual do conhecimento, e a objetividade, que diz respeito à concordância com a realidade.
6. Como se aplicaria o método dedutivo em Contabilidade ?

Relacionados