FLAVORIZANTE

591 palavras 3 páginas
FLAVORIZANTES
Flavorizantes, como seu nome indica, têm a função de dar cheiro e sabor a alimentos ou ambientes. Muitos alimentos hoje são aromatizados e flavorizados artificialmente. Essas modificações visam caracterizar, modificar, reconstruir e/ou melhorar o aroma/sabor das substâncias.

Os Tipos
Os artificiais e os naturais.
Os aromas artificiais são desenvolvidos minuciosamente para se identificarem ao máximo com os naturais. Muitas vezes se podem distinguir as diferenças quando avaliados com cuidado, mas em geral esses desempenham muito bem o seu papel. Os aromatizantes artificiais são mais utilizados nos alimentos por terem menor custo e alto poder aromatizante.

Os aromas naturais são definidos por apresentarem aromas em seu estado original e são obtidas por métodos físicos. Exemplos de aromas naturais são especiarias como a baunilha, o açafrão, o orégano e até mesmo o cravo.
A Composição
A composição de um aroma está longe de ser simples reação entre carga aromática, solventes e outros aditivos.

As substâncias aromáticas possuem naturezas diversas. Ainda hoje não se foi possível estabelecer relações precisas entre estrutura química e perfil de sabor, embora ocorram algumas semelhanças com certos grupos de compostos. De maneira geral, observa-se perda de poder aromatizante com o aumento do peso molecular e redução da pressão de vapor. Como conseqüência, moléculas de cadeia ramificada apresentam aroma mais forte do que as de cadeia reta.

Os aromas naturais costumam ser bem complexos, com dezenas ou centenas de substâncias químicas que interagem entre si para criar o sabor/aroma, porém, hoje em dia, muitos dos alimentos industrializados que você compra podem vir com um rótulo que diz "aromas artificiais" como um dos ingredientes principais. Os aromas artificiais não passam de misturas químicas que imitam algum aroma natural.
Muitos sabores, em especial os de fruta, possuem somente um ou poucos componentes químicos dominantes que carregam a

Relacionados