Flare, combustíveis e esquetiometria

1143 palavras 5 páginas
O que é flare:

Flare é a tocha que fica constantemente acesa nas chaminés de petrolíferas. É uma grande chaminé. O flare é um dos sistemas de segurança das tubulações, que são utilizadas para a passagem de gases e líquidos produzidos durante o processo de refinamento para serem enviados para outras empresas pertencentes ao grupo/polo.

Tipos de flare:

Aplicações: As aplicações até o momento do tipo on-shore mais existe aplicações que pode ser consideradas especiais com as off-shore , flare para plataforma em formato de lança inclinadas. Estes flare tem o mesmo principio dos convencionais, apenas sua posição é alterada. Não são instaladas na posição vertical mais sua lança posicionada com uma inclinação de 15º ou mais de inclinação, e o queimador na ponta inclinado a 45º ou posicionado verticalmente. Geralmente a lança é mantida na plataforma de tal modo que a sua orientação coincida com a dos ventos, de tal forma que estes, quando sopram afastam as chamas , a radiação, fumaça entre outros fatores que possam prejudicar o meio ambiente da plataforma. Outro detalhe importante que a duas direções do vento predominantes opostas na qual colocam-se duas lanças, sendo utilizada uma ou outra conforme o sentido em que estiver ventando.

Queima-zero: Compromisso firmado com a ANP de redução gradual da queima de gás natural, principalmente na Bacia de Campos. Entre 1999 e 2008, periodo no qual a produção de petróleo e gás da Companhia cresceu mais de 60%; de aproximadamente 1,3 para 2,15 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boepd), o volume de gás queimado, em boepd, reduziu-se de 2,9% para 1,7%. Ou seja, a empresa diminuiu a queima de gás. Os dispêndios da Petrobras na área de meio ambiente como um todo ultrapassaram US$ 900 milhões em 2008.

Combustíveis Combustível é qualquer corpo cuja combinação química com outro seja exotérmica, em geral é qualquer substância que reage com o oxigênio produzindo

Relacionados