Flacidez Pim 6 semestre

344 palavras 2 páginas
Flacidez

Conforme Guirro, (2004) o termo flacidez se refere à qualidade ou estado da pele que se encontra ou seja: mole, frouxo ou lânguido, na estética o termo é utilizado com o mesmo significado,não definido as estruturas que podem apresentar esse comportamento.A definição da flacidez estética é tema de discussão,uma vez que flacidez da pele e a hipotonia muscular são consideradas por alguns como uma entidade única, ao passo que para outros são independentes ( BARATA,2004).
Pode-se classificar a flacidez estética não como uma patologia distinta, mas sim como uma seqüela de vários episódios ocorridos como exemplo: inatividade física, emagrecimento demasiado etc.
Segundo Guirro (2004),a flacidez pode ocorrer com o envelhecimento fisiológico a que todas nos estamos sujeitos. A quantidade de massa muscular perdida com o envelhecimento é dependente da atividade física, sendo menor naquelas pessoas que mantém um regime regular de condicionamento físico.Com o envelhecimento, a pele tende a se tornar delgada em alguns locais.
Os colágenos torna-se gradualmente mais rígido,e a elastina perde sua elasticidade natural devido a redução do número de fibras elásticas e de outros componentes.Só quando a pele perde sua elasticidade é que elas formam rugas permanentes.A função das linhas de tensão é fornecer a pele certo grau de extensibilidade em direções correspondentes ás demandas naturais da região fornecendo assim a base para o enrugamento da pele (GUIRRO;GUIRRO,2004).
Conforme o envelhecimento cutâneo vai progredindo, há uma diminuição na multiplicação celular, os fibroblastos diminuem sua função e causam uma desorganização da matriz extracelular, comprometendo a síntese e a atividade de proteínas importantes, que garantem elasticidade e resistência à pele, como a elastina e o colágeno. É importante considerar que as alterações da derme são as principais responsáveis pelas manifestações inestéticas ocorridas (GUIRRO, 2004).

Aspectos histológicos da

Relacionados

  • Massagem Modeladora
    4324 palavras | 18 páginas
  • Montando e Divulgando nossa Empresa: UNIC – Beleza integrada à Saúde
    6710 palavras | 27 páginas
  • CLIMATÉRIO E MENOPAUSA
    14295 palavras | 58 páginas
  • pin1
    12045 palavras | 49 páginas