Fla1

292 palavras 2 páginas
Após a leitura do material teórico desta unidade e dos materiais complementares disponibilizados, redija um texto com cerca de 10 (DEZ) linhas, no qual explicite de que modo as dicotomias apresentadas por Saussure: diacronia versus sincronia, língua versus fala, significante versus significado e paradigma versus sintagma estão relacionadas à corrente teórica do Estruturalismo.
Observe que você deve não apenas apresentar as dicotomias, mas relacioná-las à corrente teórica da qual fazem parte! Faça tudo isso em um texto bem organizado, coerente e coeso. Também cuide da apresentação do material, pois, lembre-se, esta é uma atividade pontuada! Caso utilize outras fontes de pesquisa além do material teórico, não deixe de citá-las!

Esses quatro pares de conceitos são consensualmente chamados dicotomias, que sintetizam as propostas de Saussure para o estabelecimento de um objeto teórico para a Linguística. A diacronia é o estudo do movimento de um dado objeto, no nosso caso a língua, e a sincronia o estudo desse objeto no momento histórico. Para Saussure, a língua é definida como um sistema abstrato, social, geral, coletivo. Enquanto que a fala é a realização concreta da língua pelo sujeito, sendo variável, circunstancial, individual. Retomando Saussure, ele define o signo como relação de uma imagem acústica, chamada de significante, com um conceito, denominado significado. E finalizando sintagma é o resultado obtido a partir da seleção de unidade e sua combinação, de acordo com a ordenação que cada língua permite. E paradigma é o conjunto de unidades de mesmo valor: pronomes pessoais, verbos, entre outros.
Muitas das idéias de Saussure foram, depois, de batidas e ampliadas, pois ele não abordou, no Curso de Linguística Geral, todas as partes da Linguística, por isso, muitos de seus discípulos deram continuidade aos estudos linguísticos, sob o enfoque estrutural.

Relacionados

  • Cursos Atividades Complementares
    360 palavras | 2 páginas
  • Gestão de pessoas
    5393 palavras | 22 páginas