Fjçjei

5417 palavras 22 páginas
1909 Teoria da Burocracia de Max Webber com ênfase na estrutura organizacional descreve as características do modelo burocrático da organização
1916 Teoria Clássica de Fayol com ênfase na estrutura organizaciona trata a administração como ciência na formatação e estruturação das organizações.
1932 Teoria das Relações humanas é a teoria iniciada com a experiência de Hawthorne e que combatia os pressupostos clássicos através da ênfase nas pessoas e nas relações humanas.
1947 Teoria Estruturalista com ênfase na estrutura e ambiente organizacional é a corrente baseada na sociologia organizacional que procura consolidar e expandir os horizontes da administração.
1954 Teoria Neoclássica com ênfase em objetos e estrutura é a corrente eclética e pragmática baseada na atualização e no redimensionamento da teoria clássica. Fonte:http://www.ecnsoft.net/wp-content/uploads/2009/08/Teoria-Geral-da-Administracao-UNIRIO.pdf
Teorias administrativas: a evolução em decorrência das necessidades1. INTRODUÇÃOO pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da organização, ou uma forma peculiar de estudá-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. Para facilitar o estudo, as teorias são agrupadas em Escolas e essas, como definido por Maximiano (2006), são a mesma linha de pensamento ou conjunto de autores que utilizam o mesmo enfoque. Por meio de uma breve revisão teórica do campo, o presente artigo objetiva um estudo introdutório da evolução das Teorias da Administração e das características mais marcantes de cada uma, tendo como base a Teoria Clássica, uma vez que essa serviu de fundamento à todos os pensamentos posteriores. A abordagem do tema torna-se relevante devido à importância do mesmo para o entendimento das organizações e para construção do pensamento administrativo atual, exigente de profissionais ecléticos, flexíveis e adaptáveis.2.

Relacionados