fjowief

1825 palavras 8 páginas
O que é saúde? Segundo a "Organização Mundial de Saúde" (OMS), saúde é "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". No artigo 3º da lei 8080/90 consta que ”A saúde têm como fatores determinantes e condicionantes entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais. Assim, entende-se que saúde é o completo bem estar físico, cultural, espiritual, emocional e etc.”. Portanto, para um indivíduo ser saudável é necessário a combinação dos determinantes sociais e os condicionantes da saúde. Assim, os profissionais da saúde precisam visar aos indivíduos com uma visão holística, ou seja, olhando-os por inteiro e conhecendo suas condições socioeconômicas, emocionais, familiares e fisiológicas.

“Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” (Constituição Brasileira, 1988).

O lado psíquico da saúde também se tornou muito importante nos dias de hoje. Inquietudes, pressa do dia-a-dia, ânsias, preocupações com a vida econômica, desgaste constante de energias mentais e outros fatores, levam o indivíduo ao cansaço e a sofrimentos psicossomáticos. Para isso, o homem deve estar bem adaptado às condições de vida, dentro do ambiente em que vive. A saúde passou, então, a ser mais um valor da comunidade que do indivíduo. É um direito fundamental da pessoa humana, que deve ser assegurado sem distinção de raça, de religião, ideologia política ou condição socioeconômica (Almeida Gouveia). A saúde é, portanto, um valor coletivo, um bem de todos, devendo cada um gozá-la individualmente, sem prejuízo de outrem e,

Relacionados