fjmfv

1552 palavras 7 páginas
MOVIMENTOS DE DIVERSIDADE SEXUAL
Miriam Rodrigues SANTOS1
Marcia Heloise 2

RESUMO:

Palavras-chave: Movimentos LGBT. Direitos Humanos. Políticas Publicas.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo aborda

2. NOÇAO DE TRANSEXUALIDADE

O termo transexualismo foi induzido na literatura medica em 1953 pelo psiquiatra norte-americamo Harry Benjamin, para nomear ‘’ um distúrbio puramente psíquico da identidade sexual, caracterizado pela convicção inabalável que tem sujeito de pertencer ao sexo oposto”(ROUDINESCO e PLON, 1998,p.764)
A historia da transexualidade, porem, em muito precede a sua formação terminológica. O desejo de transformar-se sexualmente era conhecido já na Idade Media, que aquela época definia os indivíduos que assim se caracterizavam como anima mullieris in corpore virele (SZNICK,1979,p11). Celebridades históricas demonstraram no transcorrer de suas vidas comportamentos manifestamente cominados da cobiça de transformar-se sexulmente. Narra Roudinesco e Plon (1988,p.764):
O desejo de mudar mudar de sexo existia muito antes da criação do termo “transxualismo’, como bem mostra a historia do abade Choisy(1644-1737), que usava roupas de mulheres e se fazia chamar de condessa de Barres, ou ainda, de Charles de Beaumont, cavaleiro de d’Eron (1728-1810), que serviu a diplomacia secreta de Luiz XV vestindo-se de homem ou mulher conforme as circunstâncias.
O primeiro registro medico a descrever um caso de transexualidade data de 1980. A despeito disso, ate o ano 1940 foram esparsas as mansões cientificas acerca do assunto. Definido inicialmente como uma desordem psicológica rara, o transexualismo foi encarado sob as veste da homossexualidade efeminada e do travestismo.(RODRIGUES,1996,p.21) afirma que “encarados como homossexuais efeminados, os transexuais masculinos eram descritos em termos negativos.
2.1 HOMOSSEXUALIDADE

A homossexualidade é um “termo derivado do grego( homos: igual), criado por volta de 1860 pelo

Relacionados