fjdj

444 palavras 2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO

Sustentabilidade na Arquitetura e no Urbanismo
Análise

Renato Tavares Bedendo AM9AU Para pensarmos em uma cidade sustentável, devemos analisar o ser humano em que nela habita-se.O Homem mudou e continuará mudando ao decorrer do tempo. Segundo Bauman : “Para que a utopia nasça, é preciso duas condições. A primeira é a forte sensação (ainda que difusa e inarticulada) de que o Mundo não está funcionando adequadamente e deve ter seus fundamentos revistos para que se reajuste. A segunda condição é a existência de uma confiança no potencial human à altura da tarefa de reformar o Mundo, a crença de que “nós”, seres humanos, podemos fazê-lo”. Em decorrer a todos os fatos, necessita-se potencializar as habilidades humanas para de fato, os problemas das grandes cidades tornem-se aparentes ao seu olhar.

Jardineiro x Caçador : dois tipos de idealizar o meio em que vivemos. A primeira, do caçador, em que o Mundo segue seu curso natural e imutável, onde a própria natureza age de maneira, segundo Bauman, passa a ser de difícil compreensão para o ser humano. Já o segundo, do jardineiro, torna-se inevitável a transformação, dependendo de uma constante intervenção no meio em que habitamos ( Produtores de utopias ).

Caçador predomina nos dias de hoje: refere-se a individualidade dos espaços, incapaz de pensar além de seus domínios, sendo assim quase impossível encontrar um “jardineiro”, ou seja, pessoas com consciência ecológica, servindo de alerta para a escassez dos recursos naturais provenientes na Terra.

Para pessoas que não pensam em sustentabilidade e um mundo melhor, uma utopia torna-se algo fictício, mais como uma fantasia do que algo realmente atingível, antes fosse interesses individualistas e de uma minoria governante.

“Se você falar com um homem em uma língua que

Relacionados

  • fjdj
    278 palavras | 2 páginas
  • trabalho de historia
    12255 palavras | 50 páginas
  • PIM BARDELLA
    235482 palavras | 942 páginas