fjdfdfdfj

1404 palavras 6 páginas
COMO FUNCIONA O GLOBO DE PLASMA
O plasma é com frequência chamado o quarto estado da matéria, ao lado dos estados sólido, líquido e gasoso. Ele é criado quando um gás é superaquecido e os elétrons se rompem, deixando partículas eletricamente carregadas.
Conforme a temperatura aumenta, o movimento dos átomos do gás torna-se cada vez mais enérgico e frequente, provocando choques cada vez mais fortes entre eles. Como resultado destes choques, os elétrons começam a se separar.
No seu conjunto, o plasma é neutro, já que contém uma quantidade igual de partículas carregadas positiva e negativamente. A interação destas cargas dá ao plasma uma variedade de propriedades diferentes das dos gases.
O plasma "ideal" com as partículas atômicas completamente divididas corresponde a uma temperatura de várias dezenas de milhões de graus. Em todos os lugares onde a matéria está extraordinariamente quente, ela encontrasse no estado plásmico.
Porém, o estado plásmico de uma substância gasosa pode surgir a temperaturas relativamente baixas de acordo com a composição do gás. A chama de uma vela e a luminescência de uma lâmpada fluorescente são alguns exemplos.
O plasma aparece naturalmente no espaço interestelar e em atmosferas do Sol e de outras estrelas. Porém, ele também pode ser criado em laboratório e pelo impacto de meteoros _apesar de a Nasa afirmar que isso não teria causado o acidente do Columbia.
O globo de plasma é muito utilizado como objeto de decoração e em exposições sobre ciência. O que a maioria das pessoas não imaginam é a quantidade de processos físicos e químicos que causam o maravilhoso efeito de luzes e raios que vemos dentro do globo. Esse objeto é constituído pelo globo de vidro, um gerador de tensão e gases (geralmente gases nobres, como argônio ou neônio). E por trás de toda a beleza que assistimos no objeto e os fenômenos de quando o tacamos, existem complexas atividades em andamento.
Vamos compreender o que ocorre em um globo de plasma. Dentro do

Relacionados