Fixamento do livro Propaganda, Marketing

835 palavras 4 páginas
Fixamento do livro Propaganda, Marketing

Parte 1 – Resultados da Pesquisa no Varejo de Natal
Nessa parte do livro foram utilizados questionários para a montagem de um perfil comercial da cidade de Natal, na qual mostra distribuição equilibrada na idade dos empresários, com predomínio do sexo masculino e 44% com nível superior incompleto ou completo. A maioria dos estabelecimentos são micro empresas, sendo que 40% dos entrevistados possuem mais de um estabelecimento na cidade.
Não foi observado um predomínio de uma atividade especifica, mas obteve destaques as áreas de alimentação e vestuários que representam 11 e 15% respectivamente. A idade dos estabelecimentos se mostrou bem distribuída indo de menos de 1 ano a mais de 20.
A grande maioria dos estabelecimentos entrevistados possuem moradores da cidade como clientes (93,4%).
Em termos de RH, 1/3 das empresas não oferecem treinamento ou capacitação para seus empregados.
Na área de divulgação, a grande maioria afirmou investir em divulgação, com 2/3 anunciando pelo menos uma vez por mês, o meio mais utilizado é a mídia tradicional e quase metade se vale de panfletos e folders. A maioria das empresas não possui verba fixa destinada a publicidade e apesar da maioria dispor de uma pessoa responsável por essa área elas não possuem qualificação para isso.
A maioria dos entrevistados afirmou que a empresa por qual é responsável possui uma boa imagem no mercado, as que não possuem afirmaram que precisam de mais investimentos em comunicação e divulgação.
Mais de 80% das empresas realizaram algum tipo de pesquisa nos últimos 3 anos, sendo 27% se satisfação com a qualidade dos produtos ou serviços e 21% referentes a avaliação da equipe de atendimento e/ou vendas.
Mais da metade dos estabelecimentos não possuem site na internet, sendo que 1/3 simplesmente não acham necessário ou nunca pensaram a respeito.
Quase 50% das empresas se valem de promoções de vendas de modo regular sendo a maioria de descontos.
Na

Relacionados

  • LEITURA
    97179 palavras | 389 páginas