Fixamento do filme diarios de motocicleta

273 palavras 2 páginas
Cidadania
A cidadania muitas vezes nos é colocada apenas no sentido simplório da mesma, é comum ouvirmos por ai a frase “vote e exerça a sua cidadania”, mais não é apenas isso, no sentido mais amplo da palavra devemos entendê-la como a nossa participação em tudo que faz parte da nossa cidade como, as escolas, a saúde, a acessibilidade, o meio ambiente dentre outros seguimentos.
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, "cidadania é a qualidade ou estado do cidadão", entende-se por cidadão "o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este".
Ou seja quando o individuo participa da “administração” da sua cidade ela terá grandes melhoras, pois ninguem sabe tão bem quais são os pontos que devem ser melhorados como os proprios moradores.
Entao devemos sim estar sempre que possivel presentes nas reunioes de bairro, nos Conselhos regionais e municipais que muitas vezes levam projetos a nivel nacional, e lembrarmos que somos respaldados por leis que nos permitem essa participação que é de suma importancia para a melhora e crescimento da nossa cidade.
Ou seja cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socioeconômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam

Relacionados