fixamento de climatologia

2679 palavras 11 páginas
GEOGRAFIA 1º SEM

MARCIA

CLIMATOLOGIA.

GUARULHOS -2014

FIXAMENTO DO LIVRO CLIMATOLOGIA
CAPITULOS 7 E 8

PAGINAS 128 E 129

Embora o vapor d’agua represente somente 2%da massa total da atmosfera e 4% de seu volume, ele é o componente atmosférico mais importante na determinação do tempo e do clima.

Ela pode variar de quase zero, em área quentes e áridas, até um máximo de 3% nas latitudes medias e 4% nos trópicos úmidos.
Em primeiro lugar, o vapor d’agua é origem de todas as formas de condensação e de precipitação.
Em segundo lugar, o vapor d’agua pode absorver tanto a radiação solar quanto a terrestre e, assim, desempenha o papel de regulador térmico no sistema Terra-atmosfera.
Em terceiro lugar, o vapor d’agua contem calor latente e essa energia é liberada quando o vapor se condensa.
Em quarto lugar, por conter o vapor d’agua calor latente, sua quantidade e distribuição vertical na atmosfera indiretamente afeta a estabilidade do ar.
Em quino lugar, a quantidade de vapor d’agua no ar é importante fator que influencia a taxa de evaporação e de evapotranspiração.
Em sexto lugar, o vapor d’agua, ao contrario dos outros dos gases atmosféricos para pode passar para forma liquida ou sólida no nível das temperaturas atmosféricas normais. O vapor d’agua constantemente muda de fase no sistema Terra-atmosfera.

EVAPORAÇÃO E EVAPOTRANSPIRAÇÃO

A atmosfera recebe umidade de superfície terrestre, através da evaporação d’agua do solo nu, das superfície aquáticas e através da transpiração das plantas. A evaporação e o processo pelo qual a umidade, em sua forma líquida ou sólida, passa para a forma gasosa.
A taxa de evaporação ou evapotranspiração em dada área é determinada por dois principais fatores. Um é a disponibilidade de umidade na superfície onde há evaporação, enquanto o outro é a capicadade da atmosfera de vaporizar a água, remover e transportar o

Relacionados

  • microclima
    2975 palavras | 12 páginas