Fivhamento

1224 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAS E JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO – Metodologia da Pesquisa Jurídica - 7º PERIODO

FICHA RESUMO/ ANALÍTICA DE OBRA CIENTÍFICA
1. NOME COMPLETO DA AUTORA DO FICHAMENTO: Munick Hellen Wollinger de Melo.
2. OBRA (ENSAIO/ARTIGO) EM FICHAMENTO: Universidade do Vale do Itajaí. Produção acadêmica-científica: a pesquisa e o ensaio. Itajaí: UNIVALI, 2011. 133f. (Cadernos de ensino. Formação continuada. Ensino superior; ano 7, n.9), p. 7-30.
3. ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE: Sistematizando: tema e delimitação do TIC; justificativa e importância do tema; os limites de abordagem; e os problemas.
4. RESUMO DO LIVRO (ENSAIO/ARTIGO):
4.1 Antes de compreender a delimitação do tema e demais abordagens, é necessário compreender o que é “pesquisar” para a elaboração do trabalho científico. “Pesquisar é fazer uma busca cuidadosa, criteriosa, de algo; no caso da pesquisa científica, trata-se da busca exaustiva, metódica, de resposta a uma pergunta ou questão, a fim de preencher uma lacuna de conhecimento”1.
4.2 Para a elaboração de um trabalho científico é importante ter um planejamento, o planejamento é importante para realização eficaz de muitas coisas, é um pouco informal, já no planejamento de uma pesquisa ele é formal, no caso da pesquisa “sua formalização se concretiza em um projeto”2.
4.3 O projeto é a concretização de uma pesquisa, sendo ele “um instrumento de planejamento”3.
4.4 A elaboração de um projeto tem como início a escolha do tema ou assunto, é o objeto da pesquisa. “A busca de respostas para duas perguntas pode orientar a escolha do tema: Que assunto tenho interesse em pesquisar? Que temas precisam/ devem ser pesquisados?”4. Com relação à primeira pergunta ela é influenciada por fatores de interesse pessoal, “Quanto maior for o gosto do pesquisador, sua atração pelo assunto, tanto maior prazer lhe trará a atividade de pesquisa”5. Em relação à segunda pergunta é influenciada por fatores sociais

Relacionados