Fitoterapia

Páginas: 2 (379 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Farmacotécnica em Fitoterapia

Tema: Importância da secagem e moagem no processo extrativo.
A droga pode ser utilizada como fitoterapico em alguns alimentos, ou em pós para ser encapsulado.Esse processo é de forma extrativa contendo substâncias terapêuticas.
Uma solução extrativa é o resultado de uma dissolução, dessa maneira, extraindodas drogas substâncias farmacológicas, que podempertecere as seguintes classes: alcalóides, taninos, heterosídeos, flavonônicos, antraquinômicos, cumarínicos, antociânicos, saponínicos, cardioativos, cianogenéticos, resinas, bálsamos, essências, etc.Os fatores que podem influenciar de diversas maneiras são: Seleção dos solventes, estado de divisão, agitação, tempo e temperatura, agindo de forma direta ou indireta na extração.
Para arealiazação do processo extrativo, são utilizados alguns cálculos matematicos com as seguintes finalidades:
-Expressão da concentração
-Diluição do álcool e outras soluções
-Correlação entre quantidade dedroga e quantidade de solvente e quantidade de extrato
-Determinação do tempo de percolação
Cálculo do volume contido num determinado recipiente
-Adição de componentes ás formulações
Logo, se têmmétodos de obtenção de soluções extrativas, se de uso caseiro ou em laboratório. Para o uso caseiro são tecnicas simples, para serem realizadas em uma cozinha. São denominadas de digestão, infusão,decocção. Para o uso laboratorial, têm-se: maceração, percolação, turbólise, contra-corrente, fluído super crítico, sohxlet.
Para a concentração destas soluções existe métodos como a evaporaçãosimples, evaporação laminar, liofilixação, nebulização.
Quando o processo leva á soluções com características determinadas, recebem denominações especiais, como tinturas, extratos ordinários, extratosfluídos, extratos secos.
Dentre todas as preocupações, é de extrema responsabilidade a manuntenção , pois depende de condições como época do ano, solo, período de coleta, local do cultivo, etc.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fitoterapia
  • Fitoterapia
  • fitoterapia
  • Fitoterapia
  • Fitoterapia
  • Fitoterapia
  • Fitoterapia
  • fitoterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!