FITORREMEDIAÇÃO: ABSORÇÃO DE METAIS NO SOLO ATRAVÉS DO GIRASSOL (HELIANTHUS ANNUUS) E A INFLUÊNCIA DESSES METAIS NA CARACTERISTICA DO ÓLEO

2602 palavras 11 páginas
RESUMO
A fitorremediação é uma técnica que objetiva a descontaminação de solo e água, utilizando-se como agente de descontaminação plantas. É uma alternativa aos métodos convencionais de bombeamento e tratamento da água, ou remoção física da camada contaminada de solo, sendo vantajosa principalmente por apresentar potencial para tratamento in situ (no lugar) e ser economicamente viável. Além disso, após extrair o contaminante do solo, a planta armazena-o para tratamento subseqüente, quando necessário, ou mesmo metaboliza-o, podendo, em alguns casos, transformá-lo em produtos menos tóxico necessário, ou mesmo inofensivo. A fitorremediação pode ser empregada em solos contaminados por substâncias inorgânicas e/ou orgânicas. Resultados promissores de fitorremediação já foram obtidos para metais pesados, hidrocarbonetos de petróleo, agrotóxicos, explosivos, solventes clorados e subprodutos tóxicos da indústria. Os resultados reforçam a hipótese de que não há somente um tipo de interação, nem uma espécie ideal para fitorremediação. A seleção da espécie deve ser baseada no comportamento desta nas condições específicas da área a ser remediada.

1-INTRODUÇAO E JUSTIFICATIVA:

A fitorremediação é uma forma de melhorar a qualidade de vida do meio ambiente, apesar de existirem limitações, os benefícios apresentados pela fitorremediação a tornam uma técnica promissora. A técnica da fitorremediação é uma alternativa usada para despoluir solos contaminados e despoluir meios aquáticos onde engloba a eficiência na descontaminação, simplicidade na execução, menor tempo demandado pelo processo e menor custo.
Contudo, ela requer ação conjunta de profissionais no intuito de identificar espécies capazes de atuar eficazmente na descontaminação do solo. As plantas que já eram um remédio para muitas doenças dos organismos vivos, podem ser consideradas hoje um remédio para a Terra.
A fitorremediação maximiza processos que ajuda na despoluição de novos e antigos contaminantes

Relacionados