Fitorremediação

Páginas: 7 (1638 palavras) Publicado: 17 de junho de 2012
Introdução (Manoel)
O uso do termo phytoremediation (phyto = vegetal + remediation = remediação) é recente, tendo sido estabelecido em 1991 para definir o uso de vegetais e dos microrganismos a eles associados, como instrumento para contenção, isolamento, remoção ou redução das concentrações de contaminantes em meio sólido, líquido ou gasoso. Está área de estudo tomou impulso nos últimos 10anos, quando se verificou que a zona radicular das plantas apresenta a capacidade de biotransformar moléculas orgânicas exógenas. A rizosfera, como é denominada esta zona, tem sido desde então estudada por sua importante função de utilizar moléculas poluentes como fonte de nutrientes para os diversos microorganismos que coabitam essa região.
As substâncias alvos da fitorremediação incluem metais,compostos inorgânicos, elementos químicos radioativos, hidrocarbonetos derivados de petróleo, pesticidas e herbicidas, explosivos, solventes clorados e resíduos orgânicos industriais, entre outros.
A fitorremediação oferece várias vantagens que devem ser levadas em conta. Grandes áreas podem ser tratadas de diversas maneiras, a baixo custo, com possibilidades de remediar águas contaminadas, o solo,e subsolo e ao mesmo tempo embelezar o ambiente.
Entretanto, o tempo para se obter resultados satisfatórios pode ser longo. A concentração do poluente e a presença de toxinas devem estar dentro dos limites de tolerância da planta usada para não comprometer o tratamento.

Fitorremediação no Brasil (Manoel)
Tendo em vista as condições climáticas mais favoráveis e a biodiversidade existente,comparativamente às regiões de clima temperado, o Brasil apresenta grande potencial de uso dessa tecnologia. O País conta também com a flora mais diversificada do mundo, com número superior a 55 mil espécies descritas, o que corresponde a 22% do total mundial (BRASIL, 2002). Além disso, embora não se tenha ideia dos investimentos globais com despoluição no País, pode-se dizer que os investimentostendem a crescer, assim como se tem observado quanto ao apoio de Agências de Fomento, em decorrência das exigências de uma sociedade mais esclarecida e à medida que leis mais rígidas são aplicadas dentro e fora do País.

Tecnologias de fitorremediação (Ainoã)

Alguns requisitos para a implantação de programas de fitorremediação devem ser levados em consideração, principalmente as característicasfísico-químicas do solo e do contaminante, e sua distribuição na área. Qualquer fator que venha a interferir negativamente no desempenho das plantas deve ser controlado ou minimizado, para favorecer sua ação descontaminante. É desejável que as plantas que apresentem potencial para fitorremediação possuam algumas características que devem ser usadas como indicativos para seleção
Naturalmente,torna-se difícil reunir todas essas características numa só planta; estudos estão sendo realizados com o intuito de selecionar as plantas que reúnem o maior número dessas características. Outro aspecto a ser observado é que, embora a maioria dos testes avalie plantas isoladas, várias espécies podem ser usadas em um mesmo local, ao mesmo tempo ou subseqüentemente, para remover mais de um contaminante.
Afitorremediação pode ser classificada dependendo da técnica a ser empregada, da natureza química, ou das propriedades do poluente. As plantas podem remediar os solos contaminados através dos seguintes mecanismos: Fitoextração, Fitoacumulação, Fitodegradação, Fitovolatilização,
Fitoestimulação, Rizodegradação, Rizovolatilização e Rizoestabilização

Artigo

Contaminação por metais pesados(Égon)

A poluição do solo com metais pesados, devido às atividades industriais, agrícolas e pela urbanização, é um problema crescente e é responsável por sérios impactos ao meio ambiente. Fábricas, veículos motorizados e detritos municipais são as principais fontes de fontes de contaminação. O eventual destino final dos metais pesados é a sua deposição e soterramento em solos e sedimentos. Eles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fitorremediação
  • Fitorremediação
  • fitorremediaçao
  • Fitorremediação
  • Fitorremediação
  • Fitorremediacao
  • Fitorremediação
  • Fitorremediação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!