Fitoplanctons

Páginas: 8 (1875 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Nécton
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Em biologia marinha e limnologia chama-se nécton ao conjunto dos animais aquáticos que se movem livremente na coluna de água, com o auxílio dos seus órgãos de locomoção: as barbatanas ou outros apêndices.

plancton
Em biologia marinha e limnologia chama-se Cretácios (da palavra grega Cretaci, que significa ser pequeno) ao conjuntodos organismosque têm pouco poder de locomoção e vivem livremente na coluna de água (pelágicos), sendo muitas vezes arrastados pelas correntes oceânicas.1
Fitoplâncton
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Florescimento (bloom) de fitoplâncton na costa da Argentina
Em biologia marinha e limnologia chama-se fitoplâncton ao conjunto dosorganismos aquáticos microscópicos que têmcapacidade fotossintética e que vivem dispersos flutuando na coluna de água1 .
A zona costeira ou faixa litorânea corresponde à zona de transição entre o domínio continental e o domínio marinho. É uma faixa complexa, dinâmica, mutável e sujeita a vários processos geológicos.
Biota é o conjunto de seres vivos de um ecossistema, o que inclui a flora, a fauna, osfungos e outros organismos. Ou seja, biota é conhecida tambémpor comunidade e por biocenose. A biota da Terra abrange a biosfera.
Biosfera (do grego βίος, bíos = vida; e σφαίρα, sfaira = esfera; esfera da vida) é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. 
A cadeia alimentar é uma sequêncianismos que mostra quem se alimenta de quem.
Teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si. É também chamada de rede alimentar. A teiaalimentar representa as muitas relações entre os organismos de um ecossistema.
Produtor: é aquele que transforma a energia luminosa proveniente do sol em energia química, fazendo com que essa energia possa ser consumida por ele mesmo ou por outros organismos; 

Consumidor: é aquele que se alimenta de energia já fixada pelos produtores, podem ser de primeira ordem (consomem diretamente o produtor,podem ser também chamadas de herbívoros), de segunda, terceira e quarta ordem (se alimentam de outros consumidores, também podem ser chamados de carnívoros); 

Decompositores: são aqueles que devolvem os nutrientes à natureza por meio da decomposição de organismos mortos, tanto os produtores quanto os consumidores, são representados pelos fungos e bactérias.Na botânica, caducifólia, caduca ou decídua é o nome dado às plantas que, numa certa estação do ano, perdem suas folhas, geralmente nos meses mais frios e sem chuva (outono e inverno).

A camuflagem é o conjunto de técnicas e métodos que permitem a um dado organismo ou objeto permanecer indistinto do ambiente que o cerca1 . 
Densidade demográfica, densidade populacional ou população relativa é a medida expressada pela relação entrea população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos (comumente, animais). É geralmente expressada em habitantes por quilómetro quadrado.
Ecossistema (grego oikos (οἶκος), casa + systema (σύστημα), sistema: sistema onde se vive) designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatoresabióticos que atuam sobre essascomunidades.1
Ecótonos (do grego: oikos: casa e tonus: tensão) 1 consistem em áreas de transição ambiental, onde comunidades ecológicas diferentes entram em contato 2(ver imagem 1). 
Edafica É o conjunto de animais que vive dependendo diretamente do solo, minhocas, determinados besouros, vermes,nematódeos, e os predadores tipo toupeira Alguns desses animais moram nasuperfície, sendo chamados de Epiedáficos, é o caso de ácaros, colêmbola, larvas de insetos, lacraias, etc… Outros habitam dentro do solo, como as minhocas.
O efeito estufa (português brasileiro) ou efeito de estufa (português europeu) é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!