Fitmonster

684 palavras 3 páginas
GERENCIAMENTO DE TRANSPORTE
Aspectos básicos da economia e da formação de preço de transporte
A economia e a formação de preço de transporte dependem dos fatores e das características que influenciam custos e taxas. Para desenvolver uma estrategia logística eficaz, e negociar com sucesso contratos de transporte é necessário compreender os aspectos econômicos da atividade. A abordagem da economia e da formação de preço de transporte cobre necessariamente três tópicos. Primeiramente, estão os fatores que afetam a economia de transporte. Em segundo lugar, as estruturas de custo que decorrem da apropriação de despesas. Finalmente, existem as estruturas de taxas de frete, que são fundamentais para os preços cobrados aos clientes.
Fatores econômicos
A economia de transporte é afetada por sete fatores. Embora não sejam componentes explícitos das tabelas de frete, cada um desses fatores é considerado em seu cálculo. Os fatores específicos são distãncia, volume, densidade, facilidade de acondicionamento, facilidade de manuseio, responsabilidade e mercado. Essa seqüencia reflete, geralmente, a importância relativa de cada fator. Suas características específicas são apresentadas a seguir.
Distancia é um dos principais fatores no custo de transporte, porque afeta diretamente os custos variáveis, como o combustível, a manutenção, e algumas vezes a Mao de obra.
Volume é o segundo fator da carga, como em muitas outras atividades logísticas, existem economias de escala em transporte para a maioria das viagens. O custo de transporte por unidade de peso diminui à medida que o volume de carga aumenta. Um pormenor importante para um bom gerenciamento é o cuidado de consolidar pequenas cargas em cargas maiores, a fim de se obter vantagem da economia de escala.
Densidade que é relação entre o peso e espaço. É importante porque o custo de transporte é normalmente cotado por unidade de peso. Por tonelada ou por quilograma. No tocante a peso e espaço, geralmente um veiculo tem

Relacionados