Fita verde e chapeuzinho vermelho: confluência mítica entre perrault e rosa

2373 palavras 10 páginas
A corrosão do cotidiano no conto Pausa

Autoria: Nathalie Sá Cavalcante e Virginia Salvador de Oliveira

Essa trapaça salutar, essa esquiva, esse logro magnífico que permite ouvir a língua fora do poder, no esplendor de uma revolução permanente da linguagem, eu a chamo, quanto a mim: Literatura. (Roland Barthes)

INTRODUÇÃO

Pretendemos abordar uma pequena parte da grande produção de Moacyr Scliar, focando em um dos seus contos. O escolhido é o conto Pausa. Este faz parte do audiobook ‘Pausa – 25 Contos Do Moacyr Scliar’, lançado em 2008 pela Editora ‘Livro Falante’.

O léxico, a semântica, a densidade psicológica, entre outros pontos serão abordados na análise desse fabuloso texto, em que o autor surpreende mesmo quando se propõe a ser simples, abordando assuntos cotidianos, como a fuga do estresse da rotina. Em um curto espaço de tempo, é explorado o que não sabemos e o que não queremos saber da vida.

VIDA E OBRA DO AUTOR

Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre (RS), no Bom Fim, bairro que até hoje reúne a comunidade judaica, a 23 de março de 1937, filho de José e Sara Scliar. Sua mãe, professora primária, foi quem o alfabetizou. Cursou, a partir de 1943, a Escola de Educação e Cultura, daquela cidade, conhecida como Colégio Iídiche. Transferiu-se, em 1948, para o Colégio Rosário, uma escola católica.

Em 1955, passou a cursar a faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), onde se formou em 1962. Em 1963, ele inicia seu trabalho como médico, fazendo residência em uma clínica médica. Trabalhou junto ao Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU), daquela capital.

Scliar publicou mais de setenta livros, entre crônicas, contos, ensaios, romances e literatura infanto-juvenil. Seu estilo leve e irônico lhe garantiu um público bastante amplo de leitores, e em 2003 foi eleito

Relacionados

  • TecendoLiteratura Livro
    152067 palavras | 609 páginas
  • 0a9c8f2f1b3edcb4cf0ad236ce407b09
    56808 palavras | 228 páginas