Fissuras nos mamilos

Páginas: 8 (1773 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Estudo de caso
Primeira consulta realizada em 27.05.14
G. C. S. V., 28 anos, G1P0A0, puérpera de parto cesárea do dia 22.05.14 por amniorrexe prematura, RN sexo masculino com peso 2890 g, gestação de 37 semanas e 3 dias, tendo realizado 9 consultas pré natal, sem intercorrências. Realizada visita domiciliar, paciente estando com sono irregular, preocupada com a amamentação do RN, com queixa dedor ao amamentar. Ao exame físico: PA: 100x70 mmHg, P: 72 bpm, T: 36,5 C, R: 22 mrpm, cabelos limpos, higiene bucal satisfatória, edema ocular, mamas ingurgitadas, rede de Haller visível, sinal de Hunter e tubérculos de Montgomery presentes, presença de rágades e fissuras em mamas D e E, mamilos semi protusos, linha nigra e sinal de Cullen visíveis, incisão cirúrgica encoberta com micropore, semsinais flogísticos, loquiação serosa em pequena quantidade, globo de segurança não palpável, teste de Homann negativo. Relatou alimentação balanceada, funcionamento urinário e intestinal sem anormalidades. Apresentou boa relação familiar, sendo ajudada pelo companheiro e sogra, porém, com humor deprimido, relatando choro fácil e apreensão nas mamadas. Ao exame do RN: caixa craniana com suturas efontanelas preservadas, presença de cabelos finos, boa higiene. Abertura ocular espontânea, olhos brilhantes, presença de millium sebáceo na ponta do nariz, cavidade oral com mucosas, língua e gengivas normocoradas, pavilhão auricular sem alterações, tórax com mamas ingurgitadas, simétricas, ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações. Abdomen globoso, indolor à palpação superficial e profunda,coto umbilical em processo de mumificação, genitália sem anormalidades. MMSS e MMII flexionados, pele íntegra, corado, com reflexos de sucção, perioral, tônico do pescoço, preensão palmar e plantar, fuga à asfixia, moro, Babinsk e marcha preservados. Dorso e região anal sem anormalidades. Paciente relatou que o RN tem boa diurese e evacuação semi pastosa amarelada 4 x dia, amamentação em livredemanda, tendo sido vacinado e realizado teste do pezinho. Familiares relatam que o RN está “trocando o dia pela noite”.

Fisiopatologia: Fissuras mamárias no início da amamentação

A recomendação do aleitamento materno exclusivo (AME) nos primeiros 6 meses de vida do lactente é imprescindível para a sua saúde física e emocional, porém, vários fatores estão implicados na interrupção precoce destaprática como: ausência de experiência da mulher na amamentação, falta de informação e orientações no manejo da lactação, produção insuficiente de leite, uso precoce de chupeta, presença de fissura mamilar, dentre outros. (VIEIRA et al, 2010).
A lesão mamilar pode ser definida como uma solução de continuidade da pele do mamilo e/ou aréola por escoriação, erosão, dilaceração, ocasionando dor eextremo desconforto ao amamentar. Dentre as causas dos traumas mamilares, caracterizam fatores sociodemográficos relacionados à gestação, às mamas, ao parto e neonatais (COCA et al, 2009). Ainda para os mesmos autores, o posicionamento, a preensão do mamilo e sucção do leite pela criança são fundamentais para a ocorrência do trauma.
Outras causas incluem mamilos curtos/planos ou invertidos,disfuções orais na criança, freio de língua excessivamente curto, sucção não-nutritiva prolongada, uso impróprio de bombas de extração de leite, uso de cremes e óleos que causam rásgades alérgicas nos mamilos, uso de protetores de mamilo (intermediários) e exposição prolongada a forros úmidos no mamilo (GIUGLIANI, 2004).
Diante de tantos fatores, há a necessidade urgente de intervenção por parte deprofissionais qualificados e a enfermagem tem papel fundamental para as orientações pertinentes para a prevenção destas lesões ou ações que proporcionem minimizar o desconforto ao amamentar, até a cicatrização dos mamilos.
Conforme Giugliane, 2004, como prevenção dos traumas mamilares, torna-se primordial adotar medidas como amamentar na técnica correta; manter os mamilos secos, expondo-os ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fissuras
  • Mamilos
  • Mamilos
  • fissuras
  • Fissuras
  • fissuras
  • Fissuras
  • Fissuras labiopalatinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!