Fissura lábio palatina

Páginas: 6 (1337 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
Fissura lábio-palatina

A fissura lábio-palatina é uma abertura na região do lábio, do  palato, ou de ambos, ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas, que ocorre entre a quarta e a décima semana de gestação.

Tipos de Fissura

Existem as fissuras somente de lábio (o chamado lábio leporino), somente de palato (fissura palatina) e aquelas de lábio e palato (lábio-palatina). 

Asfissuras também podem ser: unilaterais quando atingem somente um lado do lábio ou bilaterais quando a fenda atinge os dois lados do lábio.

 O adjetivo leporino refere-se à semelhança com o focinho fendido de uma lebre.

Fatores Causadores

As fissuras de lábios e palato atribuem-se fatores atribuem-se herança multifatorial, ou seja, fatores genéticos e fatores não genéticos. Alguns fatores nãogenéticos que têm sido implicados no seu aparecimento são, uso de álcool ou cigarros, a realização de raios-x durante a gravidez, a ingestão de medicamentos, como anticonvulsivantes ou corticóide durante o primeiro trimestre gestacional, deficiências nutricionais e infecções.

Alimentação

O bebê portador de fissura lábio-palatal manifesta logo após o nascimento, uma sucção dificultada pelascondições bucais inerentes a este tipo de malformação. Porém, sabe-se que a sucção é uma função inata, já experimentada pelo feto em vida intra-uterina, de modo a capacitar a musculatura intra e extra bucal. Este mecanismo não ocorre de forma diferente para o fissurado.

Portanto, acredita-se que esta criança tem condições de se adaptar às condições anatômicas, desde que os pais sejam orientadosadequadamente. Diante disso, torna-se imprescindível a intervenção precoce iniciada na maternidade, assegurando um bom desenvolvimento da estrutura facial através de uma sucção efetiva.

O processo de alimentação requer dos pais paciência e criatividade para desenvolverem técnicas e descobrirem novas posições que possibilitem o aleitamento materno dessa criança. Esse processo muitas vezesacaba se tornando um momento de muito estresse para os pais, o que leva muitos deles a usarem algum tipo de sonda para a realização dessa alimentação.



Tratamento

O tratamento é cirúrgico pra correção da fenda. Dependendo do caso apenas uma cirurgia é suficiente, em outros casos são necessárias varias cirurgias.

Outro fato relevante é que portadores de fissura palatina podem apresentaratraso na aquisição da fala e da linguagem, distúrbios articulatórios e vocais. A fissura pode contribuir também para acumular fluidos no ouvido médio, o que pode causar otites e até perda da audição de suave a moderada, daí a importância de um acompanhamento precoce multiprofissional. Dessa maneira, a indicação para a cirurgia reparadora (o tipo de cirurgia e a hora certa dessa cirurgia serrealizada) depende da avaliação da equipe multidisciplinar.

A dificuldade de alimentar a criança portadora de fissura de lábio e/ou palato interfere fundamentalmente neste processo, uma vez que a correção cirúrgica da anomalia, geralmente depende do estado nutricional e do seu desenvolvimento físico.

Prognóstico

Quanto mais cedo o inicio do tratamento melhor. O tratamento é longo, mas vale apena. Deve ter início desde o pré-natal até a fase adulta.

Um dos grandes problemas enfrentados por portadores de fissura lábio-palatina são implicações psicológicas. O recém-nascido portador de fissura labial cria um trauma imediato nos pais. Assim sendo, implicações psicológicas para as crianças portadoras de fissuras de lábio e/ou palato, podem originar-se logo após o nascimento, dependendo daforma como a criança é recebida no meio familiar. As primeiras preocupações da família, no cuidado incluem a sobrevivência da criança e sua alimentação e a deformidade estrutural. Mais tarde, aparecem aspectos relativos a ortodontia, fala, audição e aparência pessoal. Essas dificuldades poderão interferir no desenvolvimento global da criança, daí a importância de um tratamento multidisciplinar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lábio palatina
  • labio leporino e fenda palatina
  • Lábio leporino ou fenda palatina
  • Lábio leporino e Fenda palatina
  • Fissuras lábio palatais
  • Fissura Palatina Artigo
  • Aspectos psicológicos da fissura lábio palatal: uma revisão de literatura
  • Fatores etiológicos, classificação e tratamento das fissuras lábios palatais (FLP) e Fissuras Labio Leporinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!