fisologia vegetal

Páginas: 11 (2736 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
FISOLOGIA VEGETAL – GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS
As angiospermas são comumente conhecidas como plantas floríferas que pode ser claramente distinguidas das gimnospermas por certas características. As gimnospermas são o que podemos chamar de ancestrais das plantas com flores que eram conhecidos de existir 140 milhões de anos.

A palavra gimnosperma é derivada do gymnospermos palavra grega quesignifica “semente nua”. A principal diferença entre angiospermas e gimnospermas é o tipo de sementes. As sementes das angiospermas são colocadas dentro de uma fruta e as gimnospermas possuem sementes nuas. 

Embora as diferenças sejam bastante evidentes, elas possuem também diversas semelhanças entre si:
- Ambas são capazes de produzir pólen para a fecundação através de um tubo polínico. Noentanto, as gimnospermas dependem principalmente da polinização
pelo vento.
-O esporófito das angiospermas e gimnospermas é diferenciado em raiz,
caule e folhas.
- Angiospermas e gimnospermas têm vasos
e células. O sistema vascular é comum a ambos constituídos de conjunto e feixes vasculares.
- Poliembrionia, uma característica comum das gimnospermas é também comum em algumas angiospermas eum suspensor é formado durante a fase de desenvolvimento do embrião.








CICLO DO NITROGÊNIO
O nitrogênio é um componente que entra na composição de duas moléculas orgânicas de considerável importância para os seres viventes: as proteínas e os ácidos nucleicos.

Embora presente em grande concentração no ar atmosférico, essencialmente na combinação molecular N2, poucos são osorganismos que o assimilam nessa forma. Apenas certas bactérias e algas cianofíceas podem retirá-lo do ar na forma de N2 e incorporá-lo às suas moléculas orgânicas.

Contudo, a maioria dos organismos não consegue reter e aproveitar o nitrogênio na forma molecular, obtendo esse nutriente na forma de íons amônio (NH4+), bem como íons nitrato (NO3-).

Algumas bactérias nitrificantes na superfície dosolo realizam a conversão do nitrogênio, transformam a amônia em nitratos, disponibilizando esse elemento diretamente às plantas e indiretamente aos animais, através das relações tróficas: produtor e consumidor
 A devolução do nitrogênio à atmosfera, na forma de N2, é feita graças à ação de outras bactérias, chamadas desnitrificantes. Elas podem transformar os nitratos do solo em N2, que volta àatmosfera, fechando o ciclo.







CICLO DO CARBONO
O elemento carbono (C) é o principal constituinte de tudo o que é orgânico e embora o dióxido de carbono (CO2) represente apenas 0,35% dos gases que compõem a atmosfera, o carbono é um elemento que nos últimos anos tem provocado mudanças profundas em todo o mundo.
O elemento carbono é encontrado na atmosfera na forma de gás originadoquase todo ele do processo de respiraçãodos seres vivos (79%) pelo qual se completa o que chamamos de “Ciclo do carbono”.
O Ciclo do carbono se inicia a partir do momento em que as plantas, ou outros organismos autótrofos, absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese (ou quimiossíntese no caso de alguns organismos) incorporando-o às suas moléculas. Então o carbono passa para opróximo nível trófico quando os animais herbívoros ingerem as plantas e absorvem parte do carbono incorporado na forma de açúcares. Dizemos “parte” porque uma parcela do carbono fotossintetizado pelas plantas será absorvido pelos organismos decompositores, ou ainda, devolvido diretamente à atmosfera como no caso de uma queimada. Ao ser ingerido pelos animais herbívoros o carbono será devolvido àatmosfera através da respiração ou, também, através da decomposição desses organismos.
Os oceanos também são grandes reservatórios de gás carbônico realizando uma troca constante deste com a atmosfera em um processo recíproco e contínuo.
BIOMAS BRASILEIROS
-  Caatinga – presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisologia Vegetal
  • Exercicio fisologia vegetal
  • Fisologia
  • fisologia
  • fisologia
  • vegetais
  • vegetais
  • Vegetal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!