fiskai

934 palavras 4 páginas
2. BOMBAS HIDRÁULICAS

2.1 Conceitos preliminares As bombas hidráulicas são o coração do sistema, sua principal função é converter energia mecânica em hidráulica. São alimentadas por uma fonte externa de energia (motor elétrico ou de combustão interna), produzindo fluxo e imprimindo energia ao fluído.

Figura 1- Esquema hidráulico.

3. BOMBAS DE PISTÃO AXIAL
3.1 Tipos As bombas de pistão axial como todas as outras bombas têm a função fazer o deslocamento do líquido sobre pressão até o elemento de trabalho, geralmente cilindros, porém, devido ao tipo construtivo da bomba, o fluxo do líquido sob pressão pulsa. Na bomba de pistão devido ao curso de retorno, se produzem fortes oscilações de pressão mesmo se, vários pistões forem acionados por um eixo, a vazão continuará sendo pulsante. Mas algumas bombas hidráulicas, a vazão é regulável. A regulagem se efetua modificando o voluma da câmara da bomba. Existem dois tipos de bombas axiais: bombas de pistões axiais de eixo inclinado ou desalinhado e bombas de pistões axiais de placa ou disco inclinado

3.2 Construção O funcionamento bomba de pistão axial se dá simplesmente pelo fato de o fluido adentrar em um cilindro com volume fixo, e quando o eixo girar juntamente com o cilindro, haverá uma diminuição do volume e conseqüentemente um aumento da pressão.

Figura 2- Bomba axial em corte

Com a imagem acima o entendimento fica muito mais fácil, o eixo irá girar juntamente com todo o conjunto (exceto o platô), o fluido irá entrar na parte inferior (destacada em vermelho) e quando se completar meio ciclo (destacado em azul), ou seja, quando estiver no alto, haverá uma diminuição do volume onde o fluido está contido, este fato é justificado pela inclinação do platô, conforme o conjunto gira, o volume diminui e a pressão aumenta. Logicamente quando o platô estiver em 90° não haverá condicionamento de pressão sobre o fluido, conforme o platô se inclina a pressão irá aumentar.

Figura 3 -

Relacionados