Fisisca Aplicada a Eletrotécnica

1003 palavras 5 páginas
TRABALHO, ENERGIA E POTÊNCIA

Definição - As forças têm a qualidade de realizarem 'trabalho', função dos deslocamentos que provocam nos corpos. Todo trabalho implica numa transferência de energia (outro modo de se transferir energia de uma região para outra é através de ondas). Em Ciência, toda transferência de energia se dá através do trabalho ou de ondas.
O trabalho de uma força é definido como o produto da intensidade da força pela extensão do deslocamento que ela determina no corpo, quando o deslocamento se dá na direção da força; no caso geral, nesse produto se considera apenas o componente da força segundo a direção do deslocamento.

Por definição a potência é a capacidade de produção de energia por unidade de tempo enquanto energia é a capacidade de realizar algum trabalho ao longo do tempo

Trabalho

O trabalho é toda atividade feita por um corpo que está sob uma força. Além da força, é necessário também um deslocamento (d). Quanto maior o deslocamento, maior o trabalho. O trabalho é uma grandeza escalar, dada por um módulo e uma unidade: Newton x metro (N x m) ou Joule (J). 1 Joule é o trabalho necessário para levantar um corpo de 100g a um 1m de altura.

A fórmula para encontrar o valor do trabalho é:
T = força x deslocamento (T = f x d)

Potência

A potência é a força exercida para a realização do trabalho. Um exemplo básico de potência pode ser visto nos carros 1.0, 1.5 e 2.0. Quanto maior a potência, menor o tempo do trabalho. A potência torna o esforço menor. A unidade de potência é o watt.

Assim, temos que a potência é a relação entre trabalho e tempo. A fórmula para encontrar o valor da potência é:
P = trabalho realizado/tempo (P= T/t)

Energia

Energia – A energia é a capacidade de realizar o trabalho. A unidade de medida utilizada para energia é o joule, J. A fórmula para encontrar o valor da energia cinética é:

Ec = massa x velocidade ao quadrado/2 (Ec=m.v²/2)
Trabalho de uma força variável
Para calcular o

Relacionados