Fisioterapia

Páginas: 2 (499 palavras) Publicado: 18 de abril de 2013
Símbolo da Fisioterapia.

O símbolo da fisioterapia, nos padrões que conhecemos hoje, foi definido em fevereiro de 2002, e é composto por duas serpentes entrelaçadas em espiral em volta de um raio.A imagem está inserida em uma moldura, mais exatamente um camafeu de fundo branco. O símbolo brasileiro foi elaborado pelo fisioterapeuta Carlos Alberto Esteu Tribuzy, em 1965, e era diferente daatual.
● O significado das duas serpentes entrelaçadas.
A serpente representa o poder, a ciência, a sabedoria e a transmissão do conhecimento compreendido de forma sábia. Também é um símbolo da curaporque periodicamente abandona sua pele velha e aparentemente renasce, da mesma forma que os médicos removem a doença dos corpos e rejuvenescem os homens. A serpente é um símbolo que acompanha todas asdivindades médicas.
● O raio.
Desde a antiguidade os raios são vistos como uma manifestação do poder divino. Seu efeito pode ser “benéfico” enquanto luz e força, ou “maléfico” como aniquilador edestrutivo.
Segundo o fisioterapeuta Carlos Alberto Esteu Tribuzy, idealizador do símbolo de nossa profissão:
“O raio, com seu brilho intenso, é uma forma, utilizada desde a antiguidade paratransmitir e identificar, de forma consciente, os valores e práticas corretas de vida”.


● O camafeu.
A palavra ‘camafeu’ provavelmente origina-se do latim cammaeus, que quer dizer pedra entalhada ouesculpida. O camafeu está relacionado à capacidade mística de atrair saúde e boa sorte.

Esse conjunto de símbolos foi assim representado com o propósito de caracterizar nossa área de atuação,representando o fisioterapeuta como um profissional que serve à Saúde.

Coffito e Crefito
Coffito é o conselho federal ( conselho federal de fisioterapia ocupacional)
E Crefito são os conselhosregionais

Coffito É uma Autarquia Federal criada pela Lei nº 6316, de 17 de dezembro de 1975 com objetivo de normatizar e exercer o controle ético, científico e social das atividades da Fisioterapia e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisioterapia
  • Fisioterapia
  • Fisioterapia
  • Fisioterapia
  • Fisioterapia
  • Fisioterapia
  • fisioterapia
  • Fisioterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!