fisioterapia

Páginas: 7 (1646 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Fisioterapia Neurofuncional
A fisioterapia neurológica é uma especialidade que trata as doenças que envolvem os sistemas nervoso central e periférico e acometem crianças (acima de dois anos) e adultos.
Antigamente, baseava-se apenas em informações empíricas e experiências clínicas. Entretanto, atua hoje com base nos conceitos neurofisiológicos obtidos após condutas bem sucedidas, pesquisasintensas e árduo trabalho, direcionando-se o tratamento para a recuperação funcional mais rápida possível para o paciente, seja ele pediátrico, adulto ou geriátrico.
A fisioterapia neurofuncional se aplica a diversos cenários, tais como UTIs, ambulatórios, unidades de internação, centros de reabilitação, centros desportivos adaptados, comunidades, etc.
O campo da neurologia engloba uma grandevariedade de doenças e lesões que podem afetar parte do Sistema Nervoso Central ou Sistema Nervoso Periférico. Dentre elas, discorreremos sobre as mais comuns:
Hemiplegia: Ocorre geralmente após um acidente vascular encefálico (Derrame Cerebral) onde o individuo geralmente fica com um lado do corpo paralisado.
Hemiparesia: é a paralisia parcial de um lado do corpo em que são observadas alterações domovimento num hemicorpo, como por exemplo, perna e braço direitos, sendo, na maioria dos casos, o membro superior o mais afetado.
Doença de Parkinson: O paciente apresenta tremor, bradicinesia (lentidão dos movimentos), rigidez muscular, alterações posturais e quedas freqüentes.Polineuropatia: Refere-se aos obstáculos em que os nervos periféricos são afetados por um ou mais processos patológicos,levando-os á incapacidade motora.
Traumatismo Craniano: Depois de algum trauma, o cérebro quando lesado pode levar o paciente ao coma, déficits físicos e incapacidade.
Paralisia cerebral: O paciente, em geral pediátrico, apresenta variações no tônus, problemas na coordenação da postura e nos movimentos. Suas atividades são baseadas no uso da mobilidade anormal, tornando-se cada vez maislimitadas. Vale ressaltar que dentro do campo de neurologia há uma subdivisão, que tem como base a faixa etária, no caso: Neuropediatria e Neuroadulto.
Neuropediatria
A Neuropediatria (também denominada Neurologia Pediátrica ou Neurologia Infantil) constitui uma especialidade ou sub-especialidade médica dedicada às doenças ou disfunções do sistema nervoso e do sistema muscular que se manifestam nacriança ou na adolescência.
A atuação dos profissionais nesta especialidade engloba não somente o tratamento, mas principalmente o acompanhamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Além da elucidação e orientação de familiares em relação a possíveis comprometimentos apresentadas pela criança.
As principaisafecções atendidas pelo Neuropediatria são descritas abaixo:
 
1. Malformações cerebrais e medulares
2. Infecções congênitas
3. Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor
4. Crises convulsivas (Epilepsia)
5. Cefaléia
6. Distúrbios de movimento
7. Paralisia Cerebral
8. Alterações na forma e volume do crânio
9. Deficiência mental
10. Autismo infantil
11. Doenças Neuromusculares
O acompanhamentodo neuropediatra, associado ao do pediatra do paciente, melhora a resposta ao tratamento e ameniza a evolução dessas doenças, reduzindo repercussão na fase adulta.
Neuroadulto
A Fisioterapia Neurológica adulta difere da Fisioterapia Neuropediatrica em relação a faixa etária e as patologias tratadas.Entre elas, as mais comuns são: Mal de Parkinson e Acidente Vascular Encefálico (A.V.E).
MAL DEPARKINSON
O Parkinson é uma doença neurológica que compromete os movimentos da pessoa. Ainda não se sabe o que origina a doença, mas sabe-se que essa atua na degeneração e morte dos neurônios que produzem a dopamina no sistema nervoso central. De forma lenta, os sinais começam a aparecer podendo ou não serem percebidos pelo indivíduo.
O tratamento fisioterapêutico consiste em treinamento das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisioterapia
  • Fisioterapia
  • Fisioterapia
  • Fisioterapia
  • Fisioterapia
  • Fisioterapia
  • fisioterapia
  • Fisioterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!