Fisioterapia ubm e saae

308 palavras 2 páginas
FISIOTERAPIA UBM E SAAE
A ginástica laboral consiste na realização de exercícios físicos de alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente. Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador. Visa amenizar os efeitos negativos e prejudiciais do trabalho e da utilização inadequada da tecnologia para o corpo e mente do trabalhador, reduzindo, assim, a incidência de doenças ocupacionais.
Os exercícios que buscam o aumento da força muscular reforçam regiões musculares específicas e quando associados a atividades ergonômicas, diminuem a ocorrência dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, além de proporcionarem maior integração e interesse, diminuição do estresse físico e mental, e maior qualidade de vida do trabalhador.
A ginástica laboral é também indicada para controle do estresse ocupacional. Quando o ambiente de trabalho é competitivo as pessoas se tornam mais agressivas ou com sensação de estarem sendo agredidas, provocando mudanças de comportamento e causando estresse e, nesse ponto, atividades de curta duração, com movimentos de alongamentos e relaxamento amenizam os desconfortos psicológicos.
Todos esses benefícios, em conjunto, melhoram a qualidade de vida dos trabalhadores e trazem vantagens econômicas para as empresas ao diminuir o afastamento e elevar a produtividade dos empregados.
Assim, as empresas já reconhecem a necessidade de criar condições adequadas para a implantação de programas de ginástica laboral, amparadas por profissionais em fisioterapia, com o objetivo de prevenir as doenças laborativas, incentivar a prática de exercícios físicos fora do horário de trabalho, elevar o bem-estar, a auto-estima, a disposição e o potencial de criatividade dos trabalhadores.
Em face do estudo realizado podemos concluir que a ginástica laboral se apresenta como um recurso fisioterapêutico que

Relacionados