Fisioterapia patologis do snc

1386 palavras 6 páginas
ESCLEROSE MÚLTIPLA

A patologia Esclerose Múltipla (EM) pode ser classificada como uma doença acometida no Sistema Nervoso Central (SNC), pois solta uma substância branca chamada de melanina e também causa inflamação. Uma Pesquisa no país foi realizada que provando que cada 100.000 habitantes 15 tem esta doença.
A Esclerose pode ter quatro tipos de evolução a primeira esclerose remetente-recorrente a mais comum de se ter, a primariamente progressiva, primariamente progressiva com surto e secundariamente progressiva.
Os primeiros sintomas são surtos ou ataques de nervos. Seus sintomas são: Neurite óptica que acomete os nervos ópticos, paralisia incompleta dos membros, desequilíbrio, entre outras.
Segundo Mc Donald, cada pessoa de ter um diagnóstico diferente. O tratamento é recomendado somente para as fases: EM-RR e EM-SP, pois os outros dois quadros clínicos já não tem muito o que fazer.
Primeiramente o Tratamento deve ser realizado pela medicação glatirâmer e as betainterferonas, as duas com mesmo peso de eficácia.

TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO

Uma boa avaliação sobre a patologia do paciente deve ser realizado, particularizando os movimentos, a sensibilidade e principalmente sua dor e sua tensão muscular. Além de outros vários fatores como: desequilíbrio, força, coordenação motora, marcha e seu estado de pele; também conta sua respiração; sua deficiência na visão.
A melhor maneira de avaliar a incapacidade física do paciente é a escala de “Kurtzke”. A escala de Kurtzke é baseada em oito sistemas funcionais visual, piramidal, sensorial, cerebelar, esfincteriano, cerebral, tronco encefálico entre outros. O tratamento fisioterapeutico deve ser planejado em decorrer de suas necessidades. Mas o que realmente ocorre, é que desejam aumentar sua amplitude física e suas articulações; orientar quanto o cuidado com a pele caso o paciente tenha sensibilidade; corrigir deformidades; auxiliar na postura, melhorar força muscular, seu controle motor, enfim orientar

Relacionados